Estudantes mostram arte na praça e enaltecem cultura local em Canindé
27 de janeiro de 2025 - 15:34
Esculturas em gesso, pinturas e contação de histórias foram algumas das expressões artísticas que marcaram o “Arte na Praça”, evento realizado no último dia 23 de janeiro pela turma do curso Técnico em Guia de Turismo do Pronatec/Funece em Canindé. Realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), a qualificação profissional ocorre no âmbito do programa federal Qualifica Mais-Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFTP) e possibilita que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma profissão.
A mostra cultural ocorreu na praça Dr. Aramis Paiva e reuniu adultos e crianças que conheceram a produção dos estudantes do curso Técnico em Guia de Turismo e também participaram da pintura das esculturas em gesso. As peças expostas foram produzidas na “Oficina de produção e pintura de esculturas em gesso”, realizada durante a disciplina Arte, Cultura e Patrimônio, ministrada pelo professor Andson Andrade. “Foi um momento importante para valorizar a cultura local, aproximar os estudantes da sociedade e, assim, exercitar a comunicação”, destacou o professor.
Divulgação
O convite para o evento foi feito ao público da cidade de Canindé por meio de peças gráficas e da participação dos estudantes em uma entrevista na rádio Aquarela FM, ocasião em que reforçaram a relevância da mostra de artes e falaram sobre o curso Técnico em Guia de Turismo.
Relevância do curso
O coordenador do curso Técnico em Guia de Turismo do Pronatec/Funece em Canindé, professor Júnior Martins, reforçou a importância do curso para a vida dos estudantes e também para o município. “O curso Guia de Turismo é inédito em Canindé. Ele é voltado para os estudantes do segundo ano do Ensino Médio das escolas públicas de Canindé. Eles terminarão o Ensino Médio com uma formação profissional de 800 horas/aula, prontos para o mercado de trabalho. No curso, eles têm a oportunidade de conhecer e compreender a relevância da diversidade da cultura de Canindé e de outros municípios. Sem dúvida, é uma grande oportunidade para os estudantes da nossa cidade, que possui um mercado turístico aquecido. Precisamos de guias de turismo capacitados na nossa cidade”, afirmou.