Coordenador adjunto do Pronatec representou a Uece na 4ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica

2 de dezembro de 2024 - 15:33

O coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, representou a Universidade Estadual do Ceará (Uece) na 4ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica e no 2º Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), realizados de 26 a 28 de novembro de 2024 em Brasília. O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, e teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação profissional no Brasil.

Durante o evento, o professor Nelson Arruda apresentou as iniciativas da Uece no âmbito da formação técnica e profissional, destacando os projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e com outros parceiros. Entre as experiências destacadas, estavam os cursos do programa Qualifica Mais – Itinerários de Formação Técnico Profissional (IFTP) nos municípios de Aquiraz e Juazeiro do Norte, com o Curso Técnico em Guia de Turismo; Canindé, Ocara e Madalena, com o Curso Técnico em Agroecologia; Quixeré, com o Curso Técnico em Agropecuária; e Monsenhor Tabosa, com o Curso Técnico em Administração.

“Esses cursos têm contribuído significativamente para a qualificação profissional e o desenvolvimento regional, oferecendo aos jovens e adultos a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho com formação técnica de qualidade”, destaca o professor Nelson Arruda, reforçando o compromisso da Uece de promover o desenvolvimento socioeconômico por meio da educação de qualidade.

Mulheres Mil

Durante o evento, o professor Nelson Arruda também apresentou o curso “Artesão em bordado à mão”, realizado pela Uece, em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres  Mil.

A iniciativa, que atua nas tipologias de bilro, labirinto e crochê, tem promovido a capacitação de mulheres em diversos municípios cearenses, como Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Amontada, Itarema, Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Aracati, Fortim, Icapuí, Acaraú, Cruz, Camocim, Barroquinha e Jericoacoara. “O objetivo é empoderar as mulheres com habilidades que possam ser transformadas em fontes de renda, além de valorizar o artesanato tradicional cearense”, explica o professor Nelson Arruda.

Relevância

A participação da Uece no evento destacou a importância das parcerias entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais na implementação de projetos que promovem a inclusão social e o desenvolvimento sustentável por meio da educação profissional e tecnológica.

“A Uece, com sua vasta experiência na área, continua se destacando como um importante agente na formação técnica de jovens e adultos em diversas regiões do Estado, contribuindo para o fortalecimento da educação no Ceará”, finaliza o coordenador adjunto do Pronatec/Funece.