Crocheteiras produzem primeiras peças no curso “Artesã em bordado à mão”
25 de setembro de 2024 - 14:08
De ponto em ponto, as crocheteiras dos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha vão aprimorando suas habilidades, aprendendo novas técnicas e criando um novo capítulo em suas trajetórias profissionais. Desde o último dia 16 de setembro, quando elas iniciaram as aulas do curso “Artesã em bordado à mão – crochê”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), elas vêm ampliando seus conhecimentos sobre design, empreendedorismo, precificação, marketing e mídias digitais, além de praticarem o crochê com foco na coleção inspirada em motivos cearenses que será apresentada ao final do curso. Ao todo, a qualificação, que é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do programa federal Mulheres Mil, possui 160 horas/aula.
Barcos, peixes, estrelas e outros elementos que remetem ao mar e à cultura local inspiraram as primeiras peças confeccionadas pelas turmas do curso, que busca valorizar o artesanato cearense e contribuir para a profissionalização e a ampliação da renda gerada por esses mulheres, impactando diretamente na melhoria da qualidade de vida das artesãs e das suas famílias e no desenvolvimento socioeconômico do Ceará. “Cada ponto que fazemos em nossas mãos carrega a força da nossa cultura, a beleza da nossa terra e o carinho que temos em nossos corações. Juntas, vamos aprender a transformar essas tradições em arte, criando peças que encantam e inspiram”, destaca a coordenadora de Área Técnica – Artesã em bordado à Mão, Ethel Whitehurst.
Ao final do curso, as artesãs receberão um certificado da Uece. Ao longo das aulas, elas recebem ajuda financeira para deslocamento e alimentação, além de um kit com caderno, apostila, caneta, lápis, borracha, camisa e bolsa. O material para a confecção das peças ao longo do curso também está garantido.