Curso ofertado pela Uece contribui para fortalecimento dos MEI

18 de setembro de 2024 - 17:47

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em agosto de 2024, mostram que o Brasil possuía, em 2022, mais de 14,6 milhões de microempreendedores individuais (MEI), um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior. A taxa de sobrevivência dos MEIs ficou em 80%. O êxito dos empreendimentos está diretamente ligado à preparação dos microempreendedores individuais em cursos como o ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), que iniciou novas turmas neste mês de setembro. Realizada por meio do programa federal Qualifica Mais Progredir, a qualificação está ocorrendo nos municípios de Baturité e Maranguape.

Ao todo, o curso de Microempreendedor Individual realizado pela Uece possui 160 horas/aula. O conteúdo programático inclui as disciplinas de MEI e Finanças (80h), MEI e Marketing (50h) e MEI e Pessoas (30h). O objetivo é qualificar os microempreendedores já formalizados e também as pessoas planejam empreender para que elas compreendam o mercado, conheçam a legislação vigente, aprendam técnicas de finanças, marketing e gestão de pessoas e exercitem de forma prática o conteúdo repassado em sala de aula.

Durante o curso, os estudantes matriculados recebem ajuda de custo para transporte e alimentação, além do material didático necessário para os estudos.
“A Uece, por meio do Qualifica Mais Progredir, busca criar novas oportunidades para que os cearenses possam se desenvolver mais em suas atividades de trabalho e conquistar mais avanços socioeconômicos”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.