Curso “Artesã em bordado à mão” desperta e aperfeiçoa talentos
15 de julho de 2024 - 15:33
Ponto a ponto, fio a fio, com paciência e delicadeza, o que antes era apenas um amontoado de linhas desordenadas ganha forma, cores e beleza pelas mãos das artesãs cearenses que estão adquirindo novas habilidades e aperfeiçoando talentos por meio do curso “Artesã em bordado à mão”, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Iniciada no fim de maio, a iniciativa , que é realizada no âmbito do programa federal Mulheres Mil e conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), beneficia 500 rendeiras em 12 municípios do litoral cearense, sendo ofertada em duas modalidades: renda de bilro e renda labirinto, conforme a vocação de cada local.
Em Lagoinha, no município de Paraipaba, a cerca de 107 quilômetros de Fortaleza, onde uma das turmas do curso está sendo realizada, há quem tenha a habilidade de rendar com bilro desenvolvida há muito tempo, mas também há quem está descobrindo no rendado uma nova forma de desenvolver arte e gerar renda para fortalecer o orçamento familiar. E a alegria dessa conquista não se resume apenas a quem aprende, mas também a quem ensina. Orgulhosa das conquistas das suas alunas, a professora de designer do curso, Morena Garcia, comemora cada novo bordado produzido por elas, sejam as mais experientes, sejam as que estão aprendendo agora a manusear os bilros.
“Para minha surpresa, nossa turma é composta por mulheres de faixa etária ampla, entre 30 e 70 anos e poucos anos. Eu não esperava ver rendeiras, principalmente do bilro, tão jovens, pois sabemos que essa passagem de bastão de mães para filhas vinha se perdendo ao longo do tempo. Das 40 mulheres da turma, apenas 13 são rendeiras experientes em bilro. As demais não têm a experiência do bilro, mas o curioso é que essas mulheres já possuem conhecimento em outras tipologias do artesanato, como o bordado, o crochê e a costura, e viram nesse projeto uma forma de ampliar o conhecimento e as oportunidades de gerar mais renda”, conta a professora Morena Garcia.
Renda-se
Ao longo do curso, as rendeiras estão sendo estimuladas a criarem peças com temas que remetam ao mar. A elaboração da coleção “Renda-se ao mar”, inspirada nos oceanos, é mais um ponto da formação que as rendeiras estão recebendo, incluindo conhecimentos sobre design, marketing e organização financeira, dentre outros assuntos.
“Esse módulo que estou dando é o de design. Estou atuando junto com a mestra da renda de bilro (professora) para guiar a coleção. Mostrar para elas a importância de o design andar lado a lado do artesanato. Abrir o olhar para o pensamento projetual e criativo do design, como conceito e qual história queremos contar com essa coleção, a harmonia das cores escolhidas, a composição e unidade das peças para esse projeto são alguns dos princípios do design que irão gerar valor ao produto não só para o desenvolvimento dessa coleção, mas para a produção individual de cada artesã”, conta Morena Garcia. “Todo ganho que tivermos com essa coleção será muito positivo. Viemos imaginando uma coisa e sairemos com algo que pode ser maior. Não necessariamente a coleção em si. Mas em vários outros ganhos que a gente tem com esse grupo. Isso nos deixa muito felizes”, finaliza.
Sobre o curso
O curso Artesão em bordado à mão está sendo ofertado em duas especialidades: bilro e labirinto, de acordo com a vocação de cada município. O curso, que possui carga horária de 160 horas/aula, está correndo nas seguintes cidades: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi.