Alunos do curso técnico em Guia de Turismo visitam hotel em Juazeiro do Norte
29 de maio de 2024 - 22:36
O conhecimento da prática profissional e a interação com quem já está no mercado de trabalho fazem parte da formação dos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do Qualifica Mais – IFTP/Funece. Por isso, os alunos da turma realizada na EEMTI Dom Antônio Campelo de Aragão, em Juazeiro do Norte, visitaram, neste mês, o iu-á Hotel, um dos principais empreendimentos do setor na cidade do Cariri cearense.
Os estudantes foram acompanhados pelo professor Eder Neif Alves Ribeiro, segundo quem o principal objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e detalhada sobre as técnicas de check-in e check-out utilizadas em grandes redes hoteleiras. “O iu-á Hotel é conhecido por sua arquitetura moderna e serviços de alta qualidade. Em 2015, o iu-á Hotel foi eleito pelo TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, como o 18º Melhor Hotel do Brasil”, destaca o professor, reforçando a importância de proporcionar aos estudantes um maior contato com o mercado onde irão atuar.
A turma do curso técnico em Guia de Turismo de Juazeiro do Norte foi recebida pelo gerente de eventos do iu-á Hotel, Wellington Romoaldo, que apresentou a estrutura do hotel e os principais procedimentos de recepção e partida dos hóspedes, além de oferecer uma visão aprofundada sobre o papel do guia de turismo no contexto hoteleiro.
Ao longo da visita, o gerente explicou aos futuros guias de turismo o processo adotado no hotel para check-in e check-out, destacando os sistemas tecnológicos utilizados, a importância do atendimento personalizado e a necessidade de coletar informações precisas para garantir uma estadia confortável e livre de inconvenientes. Segundo Romoaldo, a equipe de recepção é treinada para lidar com diversas situações, como a revisão das contas dos hóspedes e a coordenação com outros departamentos para garantir que todos os serviços utilizados sejam corretamente contabilizados.
“Além dos aspectos técnicos, os alunos tiveram a oportunidade de entender o papel crucial do guia de turismo no contexto do hotel. Wellington Romoaldo ressaltou que um guia bem informado pode enriquecer a experiência dos visitantes, oferecendo informações valiosas sobre a cidade, organizando passeios e auxiliando na resolução de possíveis problemas durante a estadia”, destaca o professor Eder Neif.
De acordo com ele, os estudantes ficaram muito entusiasmados com a visita. “Para muitos, foi uma oportunidade única de observar de perto as práticas que estudam em sala de aula e entender como a teoria se aplica no dia a dia de um hotel. A experiência certamente contribuirá significativamente para a formação desses futuros profissionais do turismo, capacitando-os a oferecer um serviço de alta qualidade e a compreender a complexidade da operação hoteleira”, avalia o finaliza.