Qualificação da Uece para rendeiras fomenta desenvolvimento socioeconômico do Ceará

24 de maio de 2024 - 17:45

A expressão de alegria e entusiasmo de quem sabe que está iniciando uma jornada rumo a um futuro mais próspero predominou nos rostos das 500 rendeiras cearenses que iniciaram, na última segunda-feira (20), o curso de formação inicial e continuada (FIC) “Artesã em bordado à mão”, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), no âmbito do programa federal Mulheres Mil, em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A iniciativa, que está beneficiando mulheres em 12 cidades do litoral cearense, tem entre seus objetivos proporcionar conhecimentos e consultoria para que as artesãs consigam melhorar sua situação socioeconômica, além de valorizar o patrimônio cultural do Estado e fomentar a economia local.

“Referência nacional em educação superior, a Uece também possui grande experiência na oferta de cursos profissionalizantes e de formação inicial e continuada em todo o Ceará. Por meio do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Uece já proporcionou formação e qualificação profissional para mais de 11.600 pessoas em diferentes áreas do conhecimento. Agora, com o programa federal Mulheres Mil e a parceria da Alece, estamos atuando com as mulheres rendeiras para gerar mais renda, trabalho e riqueza para elas e, consequentemente, para todo o Ceará”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.

Com duas modalidades – bilro e labirinto, o curso “Artesã em bordado à mão” está sendo realizado nas seguintes cidades: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. A formação possui 160 horas/aula e inclui em sua grade curricular módulos como Prática do bordado à mão, Design, Marketing e mídias digitais e Empreendedorismo/geração de renda e precificação.

“Queremos que as rendeiras aperfeiçoem os talentos que já possuem para o rendado cearense, mas também queremos que elas aprendam a precificar seus produtos, a ampliar as vendas por meio das mídias digitais, a divulgar sua arte, a obter crédito para impulsionar os negócios e a administrar cada vez melhor os seus empreendimentos”, afirma o reitor Hidelbrando Soares.

Ceará Credi

Assim como os demais estudantes da Uece, incluindo os dos cursos profissionalizantes e de formação inicial e continuada, as rendeiras do curso “Artesã em bordado à mão” terão orientações para a obtenção de crédito por meio do Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi).

“Desde de dezembro de 2022, quando assinamos um Termo de Cooperação Técnica com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Ceará, os alunos da Uece podem obter crédito facilitado e orientado a partir do Ceará Credi. Com essa importante parceria, capacitamos os empreendedores e oferecemos a ele o crédito popular para que ele consiga potencializar seu negócio”, ressalta o reitor da Uece.

Entusiasmo

Artesã de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, Mana Dantas mostrou entusiasmo com a qualificação ofertada pela Uece. “Para nós, rendeiras, esse curso é uma maravilha, pois estamos melhorando o nosso trabalho. Renda todas nós sabemos fazer, muitas aprenderam ainda na infância, mas tem muita coisa que a gente vê na renda que ainda não sabemos fazer. No curso, teremos designers que nos auxiliarão”, conta.

O secretário do Turismo de Aquiraz, Luiz Oliveira, reforça o otimismo com a iniciativa de qualificação das rendeiras. “O município abraçou esse projeto. A gente vê com extrema relevância para que elas possam se capacitar e, cada vez mais, acompanhar o mercado. Estamos fazendo esse trabalho de conscientização com as rendeiras para que elas atendam ainda melhor às demandas do mercado, além de fomentar o turismo e a economia”, disse.