Curso Artesã em bordado à mão é lançado na Alece

6 de maio de 2024 - 01:50

Primeiras turmas formarão 500 artesãs FOTOS: Alece

As mãos habilidosas e ágeis que entrelaçam fios de algodão até que eles se transformem em arte são as mesmas que educam e sustentam famílias inteiras a partir da renda do artesanato e da determinação própria da mulher cearense, cujo papel na economia local ganhará ainda mais relevância a partir de uma qualificação profissional realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) no âmbito do programa federal Mulheres Mil. O curso Artesã em bordado à mão, que foi lançado no último dia 25 de abril, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), parceira da Uece nessa iniciativa, qualificará 500 artesãs em 12 municípios litorâneos cearenses.

“O Mulheres Mil é uma política pública que gera renda, trabalho e riqueza apostando na capacidade formativa e empreendedora das mulheres”, disse o reitor Hidelbrando Soares

“O programa Mulheres Mil é uma decisão do governo federal, é uma política pública que gera renda, trabalho e riqueza apostando na capacidade formativa e empreendedora das mulheres. É um programa que está em sintonia com o projeto da Alece vinculado ao núcleo de responsabilidade social, que é o Renda Gera Renda. Assim, unimos o Pronatec, essa grande ação nacional de qualificação profissional com a qual a Uece já atua há alguns anos, ao Mulheres Mil e à atuação da Assembleia Legislativa, com a liderança da primeira-dama e coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Cristiane Leitão”, destacou o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.

O curso Artesão em bordado à mão terá duas especialidades: bilro e labirinto, de acordo com a vocação de cada município. O curso, que possui carga horária de 160 horas/aula, será ofertado nas seguintes cidades: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. A expectativa é que as aulas sejam iniciadas no dia 20 de maio.

Para o reitor da Uece, a iniciativa também contribuirá para transformar o entendimento sobre a importância da mulher na economia e no desenvolvimento dos municípios e do estado. “Queremos que as primeiras-damas dos municípios abracem esse programa com todo fervor, não só porque as rendeiras precisam, mas porque os municípios precisam das rendeiras. Essa é uma ação de formação, mas é também uma ação de desenvolvimento”, reforçou, acrescentando que há um potencial econômico ainda pouco explorado da capacidade de produção de riqueza que o artesanato possui no Ceará.

Negócios

Durante o lançamento do curso Artesã em bordado à mão, a primeira-dama da Alece destacou que a iniciativa também fomentará a geração de negócios a partir do apoio do projeto Mulheres do Brasil, que ajudará a viabilizar a venda dos produtos por meio da internet, no e-commerce do Magazine Luiza. “Será vendido o produto cearense, mas também será levada a cultura do Ceará para muitas pessoas”, afirmou Cristiane Leitão.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, também enfatizou as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico que as rendeiras participantes da iniciativa terão. “Estamos efetivamente oportunizando e dando a condição de um futuro melhor para tantas mulheres”, disse.

O curso Artesã em bordado à mão conta ainda com o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria da Proteção Social e do Grupo Mulheres do Brasil.