Conheça as oito principais tendências para os pequenos negócios em 2024

2 de janeiro de 2024 - 17:01

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do programa federal Qualifica Mais Progredir, formou 1.800 empreendedores no curso de Microempreendedor Individual (MEI) ao longo de 2023, propiciando que esses trabalhadores comecem o ano de 2024 mais preparados para alavancarem seus negócios. Mas, além da qualificação profissional, os empreendedores também devem estar atentos ao comportamento do mercado. Um ebook elaborado pelo Sebrae detalha as tendências de mercado que influenciarão o comportamento do consumidor em 2024, podendo ser um aliado importante dos donos de pequenos negócios neste ano.

Conforme a publicação, as principais tendências de comportamento do consumidor para este ano incluem otimismo, redução de gastos, integração dos canais de vendas físicos e digitais, influência do cenário externo nas decisões de consumo, preocupação com a sustentabilidade, impacto do formato de trabalho (remoto ou presencial) e compras com base em valores e visões de mundo.

A compreensão das tendências de mercado para 2024 pode contribuir para que os pequenos empreendedores antecipem as demandas dos consumidores e ajustem seus produtos e serviços, tornem os negócios mais resilientes às mudanças no comportamento dos consumidores e tenham uma vantagem competitiva, atraindo consumidores que buscam novidades e inovações.

O material também apresenta uma série de dicas de como os donos de pequenos negócios podem aproveitar as tendências e alavancar as suas vendas no próximo ano. Entre as sugestões estão o foco na experiência vivida pelo consumidor ao adquirir os produtos e serviços, a segmentação da estratégia de acordo com o perfil do público e o reforço da presença e o poder das redes sociais. Empoderar a equipe e investir em estratégias que atraiam a geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995) também são alguns dos conselhos sugeridos no ebook.

Confira mais sobre as principais tendências para 2024:

1 – Otimismo – O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo (43%), registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. (pesquisa da McKinsey deste ano).

2 – Redução de gastos – Cerca de 90% das pessoas reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e artigos para casa.

3 – Compras on-line X compras em lojas físicas – As lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Por isso, é necessário integrar canais físicos e digitais.

4 – Smart Power e a nova visão global – Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.

5 – Sustentabilidade – As mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos tudo a nossa volta vão afetar o que as pessoas decidem comprar.

6 – Compras com base em valores e visões de mundo – As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais nas suas decisões de compra.

7 – Digital – Essa revolução digital pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada.

8 – Formato de trabalho – O home office e os avanços tecnológicos afetam as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam os seus padrões de compra e suas necessidades.

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