Educação técnica está entre as mais rentáveis; Uece é referência em formação profissional

28 de novembro de 2023 - 19:37

Mais de 11 mil cearenses já foram formados pela Uece em cursos técnicos e de formação inicial e continuada

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Insper em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e o Instituto Unibanco, a educação técnica está entre os investimentos públicos mais rentáveis no país, uma vez que, a cada R$ 1 investido na educação profissional e tecnológica de nível médio, o egresso da formação profissional tem um retorno na própria remuneração superior a R$ 3. Acreditando e investindo nesse modelo de educação, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) se tornou uma referência nacional na formação profissional e técnica, já tendo formado milhares de cearenses por meio de programas federais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Qualifica Mais.

Entre 2015 e 2023, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por meio do Pronatec, já qualificou mais de 11 mil cearenses em 520 turmas dos mais diversos cursos realizados em todas as regiões do Ceará. “A expertise que desenvolvemos ao longo do tempo nos qualificou para a oferta de cursos de formação profissional, técnica e tecnológica, especialmente a partir da constituição da nossa Universidade de Educação Profissional (Unep). Iniciamos a bem-sucedida oferta de cursos na área da Saúde, com cursos técnicos em Enfermagem. A partir do Pronatec, em 2015, começamos a ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), especialmente no interior do Estado. Com esses cursos, atuamos para a qualificação de jovens e adultos para o trabalho, o emprego e a geração de renda”, conta o coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

Ele lembra que, em 2017, a Uece estreou sua atuação no MedioTec, com cursos técnicos voltados aos estudantes da rede pública estadual de ensino, que, a partir desses cursos, puderam terminar o Ensino Médio com uma formação profissional. “A partir de 2021, participamos da linha de fomento Qualifica Mais, Emprega Mais e Qualifica Mais Progredir, com cursos em diversas áreas que dialogam efetivamente com a nossa vocação de formar bem profissionais para a sociedade cearense. Em 2023, iniciamos a oferta de cursos pelo Qualifica Mais IFTP, em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará”, acrescenta.

Ingresso no mercado

Conforme a pesquisa do Insper, os egressos da educação profissional e tecnológica de nível médio têm 5,5 pontos percentuais (pp) a mais de chances de estar no mercado de trabalho formal em comparação com os trabalhadores sem formação. Já as chances de emprego formal para egressos da formação técnica de nível médio são 6,2 pp superiores quando comparados com os que não concluíram o ensino superior.

O estudo concluiu ainda que a formação profissional de nível médio aumenta em 6,8 pp a probabilidade de o indivíduo estar ocupado ou procurando trabalho quando comparado àqueles que têm somente o ensino médio regular completo.

Remuneração

Ainda segundo a pesquisa, os profissionais egressos da educação profissional e tecnológica de nível médio recebem remuneração até 12% maior em comparação com aqueles que concluíram somente o ensino médio.