Visita de campo amplia horizontes dos estudantes do curso de Agroecologia

14 de novembro de 2023 - 00:35

Os estudantes do curso técnico em Agroecologia/ Qualifica Mais IFTP/Funece da Escola Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé, participaram, no último dia 8 de novembro, de uma visita de campo à Horta São Francisco. A atividade foi realizada como parte da programação do módulo Agricultura Familiar de Desenvolvimento Rural Sustentável, ministrado pelo professor Andson Andrade da Silva.

Durante a visita, os estudantes puderam compreender os aspectos da luta, posse e defesa da propriedade da terra; conhecer o trabalho realizado pelos agricultores familiares no manejo da terra; identificar as potencialidades, dificuldades e desafios nos processos de produção e comercialização dos produtos de base familiar; e identificar quais plantas, animais e equipamentos são acessíveis ao cotidiano do camponês.

“A Horta São Francisco por seis pessoas de uma mesma família. De acordo com o senhor Antônio Evandro Gomes, um dos agricultores familiares da Horta, uma das principais dificuldades que eles enfrentaram foi conseguir a documentação da terra, além da falta de água para irrigar os canteiros e plantas. Ele também relatou sua experiência na participação de feiras agroecológicas e treinamentos, falou sobre o dia a dia da produção e contou sobre o processo de comercialização dos produtos”, relata o professor Andson Andrade da Silva.