Agroecologia: políticas públicas e sustentabilidade são apresentadas aos estudantes

25 de outubro de 2023 - 23:46

O acesso a ações e políticas públicas destinadas à agricultura familiar, os desafios da produção agrícola diante dos novos hábitos alimentares e formas sustentáveis de produção de alimentos foram alguns dos assuntos abordados durante palestra ministrada pela engenheira agrônoma e servidora da Ematerce, Carla Vasconcelos, para os estudantes  do curso de Agroecologia/Qualifica Mais IFTP/Funece da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé. O evento ocorreu no último dia 17 e foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas dos alunos.

A palestra marcou o início do módulo “Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável”, ministrado pelo professor Andson Andrade da Silva. De acordo com ele, o momento foi uma importante oportunidade para apresentar aos estudantes o panorama da questão agrária no Brasil, conceitos de agricultura familiar, inovações e técnicas do setor e as políticas públicas existentes atualmente. “Durante as aulas deste módulo, a turma aprofundará alguns temas abordados na palestra e compreenderá a história da luta pela terra e a coexistência do camponês com a natureza e na convivência social com o território”, afirma.

O curso técnico em Agroecologia é realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), por meio do programa federal Qualifica Mais –  Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFTP). O curso é destinado a estudantes de escolas da rede pública estadual do ensino e ocorre paralelamente às aulas tradicionais do Ensino Médio. A formação técnica possui carga horária de 1.200 horas/aula e busca possibilitar que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma formação profissional.

Além de Canindé, também são realizadas turmas do curso de Agroecologia nos municípios e Ocara e Madalena.