Alunos do do curso técnico em Guia de Turismo visitam Escola de Trânsito do Detran

20 de outubro de 2023 - 14:21

A relação entre o turismo e o trânsito foi o tema principal da visita realizada pelos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo/ Qualifica Mais IFTP/Funece de Juazeiro do Norte à Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) daquele município.

Conforme o professor Eder Neif Alves Ribeiro, a visita teve como objetivos explorar os conceitos de turismo, incluindo deslocamento, traslado e hospitalidade; compreender a importância da mobilidade e segurança viária no contexto turístico; analisar o papel do guia profissional de turismo na criação de experiências significativas para os turistas; e sensibilizar os alunos sobre a relevância da educação no trânsito.

Os estudantes foram recebidos pelo diretor da Escola de Trânsito, Evandro Siebra, que apresentou as instalações e a equipe da escola. Em seguida, a turma participou de uma palestra ministrada pelo agente Romildo Dantas, que tratou sobre a importância da educação no trânsito para a prevenção de acidentes e promoção da segurança viária. Os alunos também participaram de uma simulação de tráfego com situações comuns no trânsito.

“Durante a visita, os alunos do curso técnico em Guia de Turismo desenvolveram atividades relacionadas a temas como cidadania, meio ambiente e responsabilidade social. Na ‘cidade Lego’, eles confeccionaram suas próprias maquetes e destacaram questões relacionando os temas mencionados e a relevância para o turismo sustentável”, afirmou o professor Eder Neif.

Para ele, a experiência proporcionada aos estudantes do curso foi importante não apenas para a formação profissional deles, mas também para a educação cidadã.

“A visita técnica à Escola de Trânsito do Detran foi uma experiência extremamente enriquecedora e atingiu os objetivos propostos. A visita  não apenas contribuiu para a formação dos alunos como guias de turismo bem informados e conscientes da importância do trânsito seguro, mas também proporcionou uma oportunidade extraordinária para que eles desenvolvessem atividades ligadas à cidadania, meio ambiente e responsabilidade social na cidade, promovendo a conscientização sobre esses temas”, destacou.

Sobre o curso

O curso técnico em Guia de Turismo é destinado a alunos do Ensino Médio da EEMTI Dom Antônio Campelo de Aragão, em Juazeiro do Norte. Realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do programa federal Qualifica Mais – Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFPT), o curso torna possível que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma formação profissional.