Estudantes do curso de Agroecologia de Canindé participam de ação cidadã
5 de outubro de 2023 - 23:05 #Qualifica Mais IFTP
Mais do que capacitar os jovens para uma profissão, o curso técnico em Agroecologia ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do programa federal Qualifica Mais Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) busca formar cidadãos comprometidos com o bem comum da sociedade. Nesse sentido, os estudantes da turma ministrada na Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, no município de Canindé, participaram, no fim de setembro, de uma ação cidadã que promoveu a limpeza de algumas propriedades.
De acordo com o professor Andson Andrade, a ação marcou o encerramento da disciplina de Ética, cidadania e direitos humanos no mundo do trabalho, ministrada por ele. “O objetivo foi despertar nos educandos o senso de compromisso e de responsabilidade com o ambiente de convivência escolar. A iniciativa também buscou estimular o desenvolvimento de ações solidárias no sentido da formação de uma consciência pautada nos deveres e nos direitos”, explica.
Para o estudante Damião da Rocha Lima, a ação também foi uma oportunidade de conhecer as novas tecnologias e ferramentas utilizadas para ganhar agilidade, produtividade e eficiência no dia a dia do campo. “Foi uma ótima experiência para nós. Tivemos a oportunidade de operar e conhecer o funcionamento de uma roçadeira que funciona com combustível. Pude observar que, antes, as propriedades precisavam de muitos trabalhadores para capinar e roçar. Hoje, com uma máquina roçadeira, é possível agilizar o trabalho”, comenta.
O curso técnico em Agroecologia possui carga horária de 1.200 horas/aula e beneficia estudantes da 1ª série do Ensino Médio de três escolas públicas do Ceará. Além de Canindé, também estão sendo realizadas turmas em Ocara e Madalena. As aulas das três turmas tiveram início no dia 25 de agosto.