Brasil tinha 13,2 milhões de MEIs em 2021; capacitação é fundamental para sucesso
4 de outubro de 2023 - 22:39

Os dados do IBGE mostram que, em 2021, foram criados 2,9 milhões de MEIs, enquanto 857 mil saíram da categoria
Segundo o estudo Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía 13,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) em 2021, número 37,5% maior em relação a 2019, no período pré-pandemia de covid-19.
Os dados do IBGE mostram que, em 2021, foram criados 2,9 milhões de MEIs, enquanto 857 mil saíram da categoria, resultando em um crescimento de 2,1 milhões de MEIs no Brasil. O êxito desses negócios está diretamente ligado à qualificação dos empreendedores, que pode ser obtida em cursos técnicos como o de Microempreendedor Individual/Pronatec/Funece, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir.
Atualmente, estão sendo ofertadas 1.800 vagas no curso, distribuídas em 45 turmas realizadas em sete municípios: Caucaia, Crato, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre finanças, marketing e gestão de pessoas, obtendo o conhecimento necessário para abrir um negócio e para melhorar os empreendimentos já existentes.
Além do conhecimento técnico obtido na sala de aula, os estudantes do curso MEI/Pronatec/Funece colocam em prática o aprendizado durante a realização de feiras, momento em que eles podem aperfeiçoar ainda mais questões como marketing, negociação e relacionamento com o cliente.
O reitor da UECE e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, destaca que a qualificação profissional leva oportunidades de crescimento para quem mais precisa, contribuindo de modo decisivo para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará.