Número de MEIs salta 55,6% no Brasil entre 2020 e 2023

24 de maio de 2023 - 22:23

O número de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil saltou de 9,7 milhões, em fevereiro de 2020, para 15,1 milhões em maio de 2023, um avanço de 55,6%, de acordo com a Receita Federal. O crescimento reflete a mudança no mercado de trabalho e o avanço do empreendedorismo a partir da pandemia de covid-19. Mas manter os empreendimentos ativos requer conhecimento sobre administração, planejamento e finanças. Um estudo do Sebrae mostra que três em cada 10 MEIs encerram as atividades após cinco anos.

Após entrar para essas estatísticas e fechar uma loja de roupas há dois anos, a empreendedora Tamara Alves da Silva Saraiva está buscando se qualificar para retomar as atividades e garantir êxito nos negócios. Ela é uma das alunas do curso de formação inicial e continuada Microempreendedor Individual, realizado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir/Pronatec. “Quero aprender para atrair mais clientes. Saber mais sobre finanças, que é muito importante, e sobre marketing para desenvolver mais o meu trabalho em Fortaleza e em outros estados”, diz a estudante, que integra a turma do curso na Escola Municipal Paulo Sarasate, em Fortaleza.

Segundo o coordenador da turma, Eliatan Ferreira do Carmo, a turma da qual Tamara faz parte conta ainda com outros 39 alunos que estão em busca de ampliar as oportunidades de crescimento profissional. “O perfil dos alunos é variado. Existem pessoas que já têm os primeiros passos para serem MEI e outras que ainda estão definindo o tipo de empreendimento que querem iniciar”, conta.

As aulas do curso MEI do Qualifica Mais Progredir/Pronatec/Funece tiveram início no dia 9 de maio de 2023. Ao todo, estão sendo ofertadas 45 turmas do curso no Ceará, totalizando 1.800 alunos em sete municípios: Caucaia, Crato, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. O curso tem carga horária de 160 horas/aula e ocorre durante três dias por semana.

A formação tem como público-alvo pessoas maiores de 18 anos, com ensino fundamental (9º ano) completo e, preferencialmente, beneficiários do Bolsa Família. As matrículas para a formação profissional ocorreram no período de 17 a 23 de abril.