Reitor dá as boas-vindas aos novos professores e destaca experiência da UECE

5 de março de 2023 - 20:56

O reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, realizou a abertura da formação dos novos professores, que foi realizada de forma on-line

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) realizou, na última sexta-feira (3), a formação docente para os professores selecionados na Chamada Pública 15/2022, que atuarão nos cursos do Qualifica Mais – Itinerário da Formação Técnica e Profissional (IFTP). Na ocasião, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador geral do Pronatec, professor Hidelbrando Soares, destacou a relevância dos cursos para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e a tradição da Universidade na oferta de cursos técnicos e formação inicial e continuada (FIC).

“Nós temos uma experiência muito exitosa na oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Desde 2015, quando tivemos a primeira pactuação do Pronatec, a UECE vem se destacando na realização de cursos de formação profissional. Mas a experiência bem-sucedida nessa área é muito anterior ao Pronatec, remonta à fundação da Universidade. Por isso, criamos na UECE uma unidade de formação profissional. A UECE é a única universidade estadual do Brasil que possui essa unidade. Isso nos qualifica para estarmos cada vez mais inseridos no Pronatec, no Qualifica Mais”, afirmou o reitor durante a abertura da formação dos professores.

Os bons resultados dos cursos profissionalizantes ofertados pela UECE também foram destacados pelo reitor, que informou que a taxa de sucesso dos cursos FIC supera 85%. “Essa experiência que vamos começar com o Qualifica Mais IFTP contará com toda a expertise que a UECE já possui na oferta desse tipo de curso”, reforçou.

O Qualifica Mais IFTP pela Funece é uma oferta-piloto realizada a partir de uma proposta pioneira no Estado do Ceará. Pela primeira vez, a UECE atua no Ensino Médio Integrado na perspectiva do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos. A execução do Qualifica Mais IFTP será realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

A formação dos novos professores ocorreu de forma on-line e contou com a participação de representante da Seduc. Na ocasião, os novos professores puderam conhecer melhor o processo de trabalho nos cursos Qualifica Mais IFTP, as responsabilidades e  obrigações que terão e os sistemas que serão utilizados.

Saiba Mais

Ao se matricularem no Ensino Médio, os estudantes poderão escolher para uma formação paralela os itinerários ofertados pela Universidade, que incluem os cursos de Técnico em Guia de Turismo (800 horas-aula), Técnico em Agroecologia (1.200 horas-aula), Técnico em Agropecuária (1.200 horas-aula), Técnico em Administração (800 horas-aula).

As escolas contempladas estão localizadas nos municípios de Aquiraz, Canindé, Juazeiro do Norte, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Quixeré. Podem se inscrever nos cursos técnicos em Administração e em Guia de Turismo os estudantes da segunda série do Ensino Médio das escolas contempladas que optem pelo IFTP. Já os cursos técnicos em Agroecologia e em Agropecuária podem ser escolhidos por estudantes da primeira série do Ensino Médio. Algumas turmas iniciarão as atividades já em março de 2023, enquanto outras terão início em agosto deste ano. O Programa será concluído até dezembro de 2025.