Ações de impacto para a sociedade marcam dois anos da atual gestão da Uece

17 de janeiro de 2023 - 10:31

Texto: Ascom/Uece

Em 13 de janeiro, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) completou dois anos sob a gestão do reitor Hidelbrando Soares e de seu vice-reitor Dárcio Ítalo Teixeira. A instituição tem muito a celebrar. Diversas ações realizadas nesse período têm impacto positivo direto na sociedade, a exemplo da expansão e da interiorização da Uece, que vai passar a beneficiar mais pessoas de diferentes cidades do interior do Ceará, além do desenvolvimento de vacina contra a Covid-19, de pomada cicatrizante à base de produto natural, a oferta de vagas gratuitas em diversos cursos e muito mais.

As ações afirmativas foram prioridade. Ainda no início da gestão, foram aprovadas resoluções para instituir os procedimentos de heteroidentificação; para criação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI) e do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de Violência da Uece (NAH). Ao longo desses dois anos, essas ações se fortaleceram e têm contribuído para a consolidação da democracia e da inclusão na Universidade.

Ao todo, mais de 700 ações foram concluídas entre aquele janeiro de 2021 e este janeiro de 2023, e outras 397 estão em andamento. A busca constante por mais democracia, acessibilidade, inclusão, igualdade e inovação orientam o trabalho da atual gestão, contemplando, como já ocorre, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, todas as ações planejadas e executadas até agora tiveram como objetivo “fazer a melhor prestação de serviço público ao povo cearense, porque é o que nossa população não só precisa, mas, também, merece. A universidade pública é lugar de todos; é espaço de diversidade e de acolhimento. A expansão e a interiorização, o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação e as ações afirmativas de inclusão, de igualdade e equidade são a cara de uma universidade plural, alicerçada nos princípios que são caros à cultura universitária: democracia, liberdade de pensamento, de ensinar e de aprender e inclusão social. É essa universidade que se expande para mais perto do seu povo e que se fortalece como instituição produtora de conhecimento científico e tecnológico e de inovação. A Uece é patrimônio do povo cearense e seguirá iluminando caminhos”.

Dentre as centenas de ações desenvolvidas nesses dois anos, destacam-se algumas, que envolvem expansão e interiorização, pesquisa, inovação, cursos gratuitos para a comunidade, democracia racial, acessibilidade, acolhimento, educação a distância, democratização e obras.

 

Expansão e interiorização 

Um dos grandes objetivos da atual gestão da Uece é oferecer mais oportunidade de acesso e de permanência no Ensino Superior aos cearenses. No contexto da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior no Estado do Ceará, a Uece está sendo expandida no interior do estado, com implementação de novas unidades da instituição em três municípios – Aracati, Canindé e Quixeramobim – e implantação de novos cursos em dois campi já existentes, em Crateús e em Tauá. A Uece se interioriza em uma nova estratégia, agora, incluindo a oferta de cursos de bacharelado, além das já reconhecidas licenciaturas.

Em Canindé, a unidade foi nomeada como Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc) e iniciará com os cursos de Bacharelado em Administração e de Licenciatura em Pedagogia. Em Quixeramobim, a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) terá, inicialmente, oferta do curso de Bacharelado em Medicina. Já em Aracati, inicialmente, serão ofertados os cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática, na Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil).

Na unidade de Crateús, já existente, a Faculdade de Educação de Crateús (Faec) passará a ofertar, também, o curso de Medicina. Já em Tauá, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), terá o curso de Medicina Veterinária, além dos que já são ofertados na Unidade.

Ainda em 2022, a Uece realizou o maior concurso público para docentes da história da instituição e o maior do Brasil neste ano, visando ao atendimento das necessidades da instituição, tanto em relação aos cursos já existentes, quanto aos novos cursos. Com as 365 vagas ofertadas no concurso, a Universidade terá um aumento de mais de 50% no número de professores efetivos do quadro atual.

Outra importante ação de expansão foi a conquista de dois hospitais universitários – em Fortaleza e em Quixeramobim –, vinculados, por lei, à Uece, além de um futuro Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde em Crateús. O Hospital Universitário da Uece está sendo construído dentro do campus Itaperi. Já o Hospital Universitário do Sertão Central, em Quixeramobim, que já funciona na região, passou a ser vinculado à Uece. Em Crateús, o Hospital São Lucas funcionará como um Centro de Ensino e Pesquisa em Saúde. Juntos, os hospitais, de alta complexidade, são outro elemento representativo da qualidade dessa nova estratégia de expansão e interiorização da Universidade.

Também, a instituição passou a integrar o Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmica Hospitalar (SICAH/CE), conforme a Lei Complementar nº 280/2022. O SICAH tem por finalidade conjugar esforços, recursos e estratégias, no âmbito da rede de saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), visando incentivar e aprimorar o ensino superior estadual e a pesquisa na área da Saúde, bem como colaborar para a criação, a implementação e a manutenção de políticas públicas voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, além da otimização, da organização e do funcionamento dos serviços públicos de saúde. Com isso, a Uece, como produtora de conhecimento, contribuirá ainda mais significativamente com o ensino e com a Saúde Pública do estado, uma vez que se tornará a maior ofertante pública de cursos de Medicina no Ceará. Ao passo que a Universidade atinge um patamar ainda mais elevado na qualidade de formação de profissionais de saúde, qualifica-se, também, o serviço oferecido à população cearense, tanto a partir dos profissionais, quanto dos equipamentos.

 

Pesquisa

Nessa gestão, tivemos, também, o fortalecimento da pesquisa, inclusive com impactos diretos para a sociedade, particularmente, no período da crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Desde 2020, o Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM/Uece) vem desenvolvendo e aperfeiçoando a vacina 2H120 Defense, contra a Covid-19. A vacina passou pela fase pré-clínica, com testes em animais, e, no momento, aguarda parcerias para o desenvolvimento da fase clínica, com testes em humanos, conforme exigido pela Anvisa.

Também relacionada à Covid-19, pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), unidade da Uece em Limoeiro do Norte-CE, aponta que uma substância de origem vegetal pode combater a Covid-19. A pesquisa consiste em analisar, de modo computacional, os compostos naturais derivados de limonoides, encontrados em frutas cítricas e em algumas plantas, frente a uma proteína que é característica do novo coronavírus. Assim, o estudo avalia se esses compostos extraídos de frutas como o limão têm ou não potencial de combate ao vírus. O estudo foi indexado à base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo, portanto, reconhecimento internacional.

Mais reconhecimento internacional a Uece teve de uma das maiores entidades de saúde do mundo, localizada nos Estados Unidos, a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, responsável pela promoção do programa Innovate4Health, em que, por dois anos consecutivos, a Uece foi a única universidade do Brasil a participar. Em 2021, a Uece participou com um projeto inovador para o desenvolvimento de um teste rápido para a detecção simultânea de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em 2022, a instituição cearense apresentou projeto que consiste em estimular a adesão da população que vive em situação de rua a se vacinar. O Innovate4Health é uma competição on-line que busca soluções inovadoras e criativas que ajudarão a abordar os problemas de ameaças emergentes de doenças infecciosas.

Ainda relacionado à Saúde, o Laboratório de Nutrição e Produção de Ruminantes (LANUPRUMI), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/FAVET), desenvolve pesquisa baseada no cultivo de células-tronco a partir de cordões umbilicais de caprinos. A pesquisa utiliza alimentos funcionais, em particular, a farinha de linhaça, para obter células-tronco com melhor proliferação e diferenciação. As células-tronco capturadas no cultivo apresentam potencial de se transformar em diversos tipos de células. A farinha de linhaça é rica em ácidos graxos poliinsaturados, principalmente o ômega 3. Tanto o ômega 3 como o ômega 6 atuam de forma diferente na proliferação, possibilitando que essas células se multipliquem, além de atuarem na diferenciação. Se os resultados forem positivos e alcançarem o objetivo de repassar os efeitos benéficos dos alimentos para as células-tronco que estão sendo produzidas, o modelo poderá ser passado para a medicina humana.

Uece também realiza pesquisas de destaque voltadas às questões energéticas, que representam uma crescente preocupação global. Essa demanda por energia deve crescer mais de 25% até 2040, conforme projeção da Agência Internacional de Energia (AIE), exigindo a adoção de fontes renováveis. Nesse sentido, pesquisas da instituição na área de Hidrogênio Verde, desenvolvidas no âmbito dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS) da Universidade, foram premiadas no Fiec Summit 2022. Entre os trabalhos reconhecidos no evento, esteve o projeto “Produção de hidrogênio verde via digestão anaeróbia em reator automatizado”, premiado em segundo lugar na categoria “Projeto de pesquisa”. O projeto que conquistou o primeiro lugar no evento também contou com a participação da Uece, com o título “Sistema híbrido de produção de hidrogênio utilizando células de dessalinização e eletrólise microbiana acopladas à reforma a vapor do glicerol com força solar”.

 

Inovação 

“Motor” para o desenvolvimento de novas pesquisas, a inovação tem se fortalecido na Uece, que fortaleceu, por meio de investimentos, nos dois últimos anos, em seu Núcleo de Inovação (NIT), em sua Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IncubaUece) e em sua recém-criada Assessoria de Inovação. Entre as várias conquistas já alcançadas, estão as duas primeiras patentes da Uece.

Em 2021, a primeira patente foi aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), visando à proteção nacional da invenção do “processo de Obtenção de Eletrodo Impresso Modificado com Nanopartículas de Ouro”, desenvolvida em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical. A invenção consiste na fabricação de superfície sensora usada para detecção de contaminantes químicos (pesticidas, toxinas) e biológicos (microrganismos) ou para a confecção de uma superfície biossensora com imobilização de material biológico (proteínas) que torna a detecção de analitos extremamente seletiva. O sensor é de baixo custo e de alta sensibilidade.

A segunda patente, aprovada em 2022, visa à proteção nacional da invenção do “processo de obtenção de um extrato enriquecido polissacarídico de Caesalpinia ferrea – conhecida popularmente como jucá ou pau-ferro –, formulação tópica à base de extratos enriquecido de polissacarídeos de Caesalpinia ferrea, uso e processo para sua obtenção”. Trata-se de uma nova formulação à base de produto fitoterápico para o tratamento de lesões dermatológicas, a partir de extratos enriquecidos de polissacarídeos obtidos da casca do caule da planta Caesalpinia ferrea.

Além dessas patentes, a Uece tem 97 pedidos de proteção de patentes, além de 47 registros de software e de 5 marcas. No Brasil, o processo de patenteamento leva entre 5 e 10 anos. Acesse aqui portfólio completo.

Outro destaque na Inovação foi quando a Uece, por meio da sua Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico (IncubaUece), se tornou parceira do primeiro hub de inovação em hardware do Brasil. Trata-se do Jabil Brasil Centro de Inovação, dedicado ao desenvolvimento de hardware, oferecendo suporte necessário às startups incubadas para o lançamento de seus produtos e de tecnologias no mercado. Um dos objetivos do hub é o de suprir lacunas de conhecimento no desenvolvimento de hardware, permitindo que etapas que, atualmente, são realizadas apenas em outros países sejam executadas no Brasil.

 

Cursos gratuitos para a comunidade

Cursos Qualifica Mais Progredir 2022 – pronatec

Durante a atual gestão, mais oportunidades de estudos e de qualificação foram ofertadas para toda a comunidade.

Um exemplo são os novos cursos oferecidos para microempreendedores individuais, por meio do programa federal Qualifica Mais Progredir. Ofertado pela primeira vez na Uece em 2022, foram 5.500 vagas disponibilizadas para a sociedade, distribuídas em 220 turmas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca e Sobral. O objetivo é de oferecer qualificação profissional para proporcionar que jovens e adultos cearenses se desenvolvam nas suas atividades laborais e consigam avançar socioeconomicamente.

Outra iniciativa da Uece foi a oferta semestral de edital que prevê vagas gratuitas do cursinho pré-vestibular UECEVest, para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Para 2023, foram 56 vagas destinadas a esse público. Podem concorrer às vagas estudantes oriundos da rede pública de ensino, que estejam cursando o 3º ano de Ensino Médio ou tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública e que pertençam a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo.

 

Democracia racial

Em 2021, o Conselho Universitário da Uece aprovou a Resolução nº 1.657/2021, que instituiu as instâncias e os procedimentos de heteroidentificação no âmbito do sistema Funece/Uece. Desde então, esses procedimentos se consolidaram em diversas instâncias da instituição, que, assim, busca oferecer maior inclusão, democratização e justiça, prevenindo possíveis fraudes no sistema de cotas étnico-raciais, bem como racismo estrutural. Dessa forma, a equipe de heteroidentificação tem atuado em todas as unidades da instituição, em processos seletivos para o ingresso na universidade, em seleções e concursos públicos, inclusive de outros órgãos estaduais.

 

Acessibilidade

Outra Resolução aprovada pelo Consu, foi a de nº 1.710/2021, que criou o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI/Uece), que tem como visão tornar a Uece uma universidade de referência nos aspectos universais de acessibilidade e de inclusão, respeitando a diferença e a diversidade humanas como o mais importante passo em direção à sociedade inclusiva.

O NAAI representa uma importante iniciativa institucional de inclusão e de acessibilidade. Entre seus objetivos, estão propor e coordenar política e ações de inclusão e acessibilidade com vista à inclusão, à permanência e ao acompanhamento do seu público; constituir instância consultiva para as ações afirmativas relacionadas à política de inclusão e acessibilidade na Uece; e promover ações de incentivo, de acompanhamento, de apoio, de sensibilização, de conscientização e de fortalecimento da inclusão social.

O NAAI também cresceu e se consolidou desde sua institucionalização e vem atuando fortemente na Uece, com as mais diversas ações na capital e no interior. Para além da já reconhecida oferta de intérpretes de Libras e de audiodescritores nos eventos da instituição, o NAAI é uma referência institucional para as ações afirmativas de acessibilidade e inclusão, fortalecendo as políticas nessa área.

 

Acolhimento

O Consu aprovou, ainda em 2021, a Resolução nº 1.705, que institucionalizou o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da Uece (NAH), que tem como compromisso o atendimento integral e humanizado às estudantes e às servidoras, sejam elas técnico-administrativas, docentes ou prestadoras de serviço inseridas na Funece/Uece, que sofram violência em razão do gênero no âmbito da Universidade, visando dar respostas efetivas e qualificadas a todos os tipos de violência de gênero contra as mulheres no ambiente universitário, zelando pela articulação com os demais serviços oferecidos às mulheres em situação de violência.

 

Educação a Distância

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) publicou o relatório da atuação das universidades estaduais e municipais na oferta de cursos na modalidade de educação a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/UAB – Capes – 2021. O documento apresenta um diagnóstico sobre a atuação das universidades em ações de educação a distância e em educação digital em rede.

Das 30 instituições estaduais e municipais que ofertam cursos pela UAB, a Uece ocupa o 1º lugar em número de cursos ofertados, com 12 cursos, o 2º lugar em número de alunos frequentando os cursos em 2021, com 3.233 estudantes, o que corresponde a 16,5% do total de alunos na região Nordeste, e a 4ª posição em quantidade de polos em que atua, sendo 32 em todo o estado do Ceará.

 

Democratização

Com o intuito de ouvir e incentivar a maior participação da comunidade universitária nas tomadas de decisões, a Uece criou o programa Reitoria Itinerante, por meio do qual reitor, vice-reitor e pró-reitores visitam diversos campi da instituição no interior do estado, favorecendo o diálogo com estudantes, professores e servidores, como estratégia de fortalecimento e integração entre os diversos atores que fazem parte da Universidade no interior e na capital. Dessa forma, em 2021 e em 2022, os gestores da Uece embarcaram no ônibus institucional e visitaram as unidades, ouvindo as necessidades e discutindo ações, com estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

 

Obras

Desde 2021, diversas obras e serviços de manutenção vêm sendo desenvolvidos na Uece em seus diversos campi, com destaque para as seguintes.

 

 

Obras concluídas, aptas a serem inauguradas:

– Novo campus da Faculdade de Educação de Crateús (Faec) – 1ª fase

O novo campus vem garantir um espaço mais moderno e mais adequado às atividades acadêmicas para os alunos da Uece do campus de Crateús, que terá um novo curso de Medicina. A estrutura conta com blocos de sala de aula, bloco administrativo, restaurante, biblioteca, guarita e caixa d’água, totalizando mais de quatro mil metros quadrados.

Valor da obra: R$ 13.199.557,64

 

– Biotério

O ambiente, integrante do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), no campus Itaperi, tem como um de seus objetivos a criação, manutenção, experimentação e fornecimento de animais de alto padrão genético e sanitário para as pesquisas científicas das universidades públicas estaduais do Ceará, da Fiocruz-CE, do Hemoce, do LACEN e outros. Para isso, houve reforma das áreas administrativa, de recebimento e armazenagem de insumos, de lavagem e esterilização, de produção e de experimentação; inspeção e manutenção dos sistemas de HVAC e elétrico; instalação de sistema de monitoramento e segurança; e recuperação e reforma da fachada.

Valor da obra: R$ 6.500,000,00

 

– Núcleo de Estudos Ambientais (NEA)

O NEA, que tem área de 532 m², passou por serviços de reformas no telhado e das instalações elétricas, hidráulicas, pintura, execução dos tanques químicos, castelo d’água, rede frigorígena e incêndio. O Núcleo é vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e reunirá professores e estudantes de diferentes áreas, ligados ao Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, ao Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, assim como à Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Valor da obra: R$ 1.463.310,04

 

 

Obras em andamento

– Construção da unidade de pesquisa do Vale do Jaguaribe (UPVALE – Fafidam)

Um grande equipamento de pesquisa no interior do estado, a UPVale terá estrutura física construída em um terreno de 4.700,7 m², com vinculação à Fafidam/Uece. Essa estrutura abrigará, principalmente, laboratórios para a melhor realização de atividades de pesquisa dos diversos cursos, nas áreas de Educação, Ensino e Ciências Exatas. São previstos, para a Unidade, 14 laboratórios, que se relacionam às diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e intercampi.

Valor da obra: R$ 2.736.576,83

 

– Ampliação e reforma da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) – 1ª fase

O serviço tem foco principal na ampliação das instalações do campus, que inclui 36 salas de aulas (com cinco laboratórios – três de Química e dois de Biologia); laboratório de informática; nova biblioteca, agora com dois pavimentos; restaurante universitário com 108 lugares e passarela coberta de proteção de chuva interligando todos os prédios do campus. O prédio vai contar ainda com área de estacionamento para carros (120 vagas), motos (52 vagas) e bicicletário (120 vagas), além de serviços de urbanização e paisagismo.

Valor da obra: R$ 9.784.287,46

 

– Construção do Restaurante da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) – 1ª fase

O RU da Feclesc terá área de 363m², com cozinha, refeitório para 108 lugares, área de lavagem de utensílios, vestiário para funcionários, sala da direção e de nutricionista, área de recebimento de materiais, dispensa, câmaras frias e acesso com catracas, entre outros espaços e equipamentos.

Valor da obra: R$ 1.112.790,09

 

– Conclusão de reforma e modernização de blocos de salas de aula do campus Itaperi

No Itaperi, 6 blocos estão passando por reforma. No total, são mais de 50 salas de aula, além de 4 banheiros, 3 laboratórios e 2 salas administrativas que terão serviços de manutenção, pintura, limpeza, execução de instalações elétricas, lógicas e frigorígenas, além de troca de revestimentos e de instalações hidrossanitárias de banheiros.

Valor da licitação: R$ 2.624,675,59

 

– Reforma e ampliação do Centro de Excelência em Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional (campus 25 de março)

campus 25 março está passando por reforma e modernização, que envolve serviços de manutenção, pintura, limpeza, execução de instalações elétricas, lógicas e frigorígenas, além de troca de revestimentos e de instalações hidrossanitárias de banheiros.

Valor da licitação: R$ 1.749.927,94

 

 

Obras licitadas

– Construção do novo campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá

Valor da licitação: R$ 22.262.464,76

 

– Novo campus da Faculdade de Educação de Crateús (Faec) – 2ª fase

Trata-se de serviço para ampliação dos cursos ofertados pelo campus, podendo chegar a até novos 14 cursos, além do curso de bacharelado em Medicina, já contemplado pela 1ª fase das obras. Com a finalização dessa etapa de construção, o campus contará com mais oito mil metros quadrados, contemplando prefeitura, auditório, bloco de laboratórios, mais salas de aula, centro de convivência, ginásio e salas de coordenações e professores.

Valor da licitação: 12.324.761,25

 

– Construção dos campi de Quixeramobim e de Canindé

Os campi de Quixeramobim e de Canindé receberão, respectivamente, a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc). Em Quixeramobim, a oferta inicia com o curso de Medicina; em Canindé, inicialmente, serão ofertados os cursos de Administração e de Pedagogia. Os dois campi são parte da Expansão e Interiorização da Uece.

Valor da licitação para o campus de Quixeramobim: R$ 22.957.805,04

Valor da licitação para o campus de Canindé: R$ 22.409.241,93

 

 

Obras em licitação 

 

 

– Construção do Restaurante da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) – 2ª fase

Valor estimado: R$ 1.752.272,67

– Conclusão da ampliação e da reforma da Faculdade de Educação de Itapipoca – Facedi – 2ª fase

Valor contratado: R$ 1.719.107,71

 

 

Outras obras, serviços de manutenção e reformas em andamento ou que serão iniciadas em breve

 

 

– Acessibilidade – campus Fátima;

– Acessibilidade – campus Itaperi;

– Departamento de Informática;

– Centros Acadêmicos e DCE Itaperi;

– Telhado e estrutura metálica do Complexo Poliesportivo – CPE;

– Serviço de manutenção predial do NEA;

– Manutenção predial dos laboratórios da Faculdade de Veterinária;

– Manutenção predial do Centro de Humanidades;

– Manutenção predial do campus do Itaperi (diversos setores – Auditório Central, Biblioteca Central, Mestrado em história, manutenção interna e da coberta das salas do PET, laboratório de anatomia, caixas d´água do CCS e do CCT e manutenção do auditório da Prograd);

– Manutenção e reforma predial da unidade de Pacoti;

– Manutenção predial da Fafidam (coberta de policarbonato).

Ao todo, são mais de 40 obras, reformas e serviços de manutenção em execução na Uece, visando a atender as necessidades da comunidade acadêmica.