Turmas 19 e 64 concluem aulas e preparam empreendedores

9 de janeiro de 2023 - 16:05

O curso de Microempreendedor Individual (MEI) ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir representou oportunidade de recomeço e de crescimento para os estudantes das turmas 19 e 64, realizadas na Escola Municipal Frei Tito de Alencar Lima, localizada no bairro Caça e Pesca, em Fortaleza. Donas de casa, assalariados, autônomos e prestadores de serviços em gerais (faxina, pintura, obras, vendas e pequeno negócio local) integraram as turmas ofertadas no local, obtendo a qualificação necessária para escreverem uma nova história de vida.

“Para a grande maioria da comunidade, o curso ofertado pela UECE foi a oportunidade de milhões. O curso foi voltado para o público em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com ensino fundamental completo e foco no microempreendedorismo individual. Foi uma oportunidade para a formação de indivíduos na perspectiva de implementação de boas ideias para alcançar os seus objetivos. A abordagem dos temas de Finanças, Pessoas e Marketing teve como objetivo apresentar os recursos que podem ser aplicados no dia a dia dos seus empreendimentos e também na vida pessoal. Os ensinamentos e os recursos aprendidos podem potencializar uma melhor gestão dos negócios e possibilitar que cada aluno alcance seus objetivos e melhore a sua qualidade de vida. A perspectiva é de melhoria contínua dos empreendimentos de cada aluno, que eles possam crescer e contribuir cada vez mais para a economia do Estado”, diz a coordenadora Flávia Regina.

De acordo com ela, o trabalho desenvolvido pelos professores agregou valores e despertou nos estudantes o olhar atento para que eles identificassem as oportunidades existentes para a implementação de um negócio lucrativo. Ela destaca ainda o papel social do curso, que também teve a preocupação de preparar os estudantes para adotarem posturas que agreguem valor à sociedade. “Durante o curso, debatemos sobre cidadania e o papel de cada um frente aos seus direitos e deveres como cidadão. Em cada módulo, o conteúdo foi apresentado com uma visão didática (mão na massa), de modo a ser replicado na estrutura de cada empreendimento. Assim, eles aprenderam sobre ferramentas como orçamento pessoal e familiar, plano de negócios, marketing voltado ao uso de aplicativos e rotinas de admissão e desligamento de pessoal. Para fixar esses conhecimentos, eles vivenciaram, ao longo do curso, a experiência de desenvolver um negócio do zero. Com isso, cada aluno poderá adaptar as ferramentas do curso no seu próprio negócio”, conta Flávia Regina.

Retorno positivo

A coordenadora conta que o retorno dos estudantes sobre o curso foi bastante positivo, resultando em maior motivação para empreender e na inscrição no Programa Microempreendedor Individual, tendo acesso a todos os benefícios que ele proporciona.

“O curso despertou perspectivas e preparação para os alunos empreenderem e buscarem seus negócios. Os cursistas tiveram a chance de avaliar quais pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidade dos seus negócios. O retorno dos alunos foi diário, visto no brilho dos olhos interessados nos diversos assuntos abordados, entendendo a importância de trazer e fazer o uso dessas ferramentas na sua vivência. Entender por exemplo como o orçamento pessoal impacta na rotina da empresa e perceber que as contas pessoais não podem ser confundidas com as contas da empresa; saber o que é uma ficha técnica de produção, controle de estoque e as consequências no fluxo financeiro; e fazer uso de ferramentas nos aplicativos (Instagram) como forma de aumentar as vendas. Outro aspecto percebido foi a desmistificação de temas como Finanças, Pessoas e Marketing. Assuntos como matemática e legislação foram tratados de modo didático dentro da realidade comum entre os alunos”, afirma a coordenadora.