Construção de plano de marketing é exercício para mercado empreendedor

1 de dezembro de 2022 - 16:36

Saber como vender bem seus produtos ou serviços é tão importante para os empreendedores quanto a escolha do próprio negócio. Por isso, o curso de Microempreendedor Individual (MEI) ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) possui a disciplina de MEI e Marketing, na qual os estudantes aprendem a teoria e também colocam os conceitos em prática. “Na turma N77, realizada Escola Tertuliano Cambraia, em Fortaleza, os estudantes construíram e apresentaram um plano de marketing, momento que proporcionou maior aproximação e troca de experiências entre os estudantes”, conta a coordenadora Carmocilda Peixoto.

De acordo com ela, a partir da apresentação dos planos de marketing construídos pelos alunos do curso, muitos estudantes que ainda não tinham o próprio negócio começaram a firmar parcerias e a desenvolver novas ideias de empreendimentos. “A experiência obtida em sala de aula ccapacitouos alunos para que eles possam construir e levar adiante um plano de negócios. As apresentações foram muito proveitosas. Muitos alunos que não tinham nenhum empreendimento se juntaram e decidiram criar um negócio em parceria. Parecia que cada um estava se vendo no trabalho do outro. Foi um momento muito rico de troca de experiências e de motivação”, afirma a coordenadora, acrescentando que o curso tem aperfeiçoado os empreendedores e dado novo ânimo para quem estava desmotivado.

Saiba mais

O curso de Microempreendedor Individual é ofertado pela UECE no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir, cujo público-alvo são os beneficiários do Programa Auxílio Brasil e pessoas inscritas no CadÚnico com idade a partir de 18 anos e ensino fundamental completo