Concludentes de curso MEI realizam feiras de empreendedorismo semanais em Sobral

22 de novembro de 2022 - 08:25

Primeira feira realizada pelos concluentes, na escola Paulo Aragão

O curso de Microempreendedor Individual (MEI), ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no âmbito do programa Qualifica Mais, Progredir, proporcionou importante conquista para turmas concludentes do município de Sobral. Com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, os estudantes estão realizando feiras semanais no Parque Evangelina Saboya, a partir da experiência e sucesso obtidos na formação.

Segundo a coordenadora local de Sobral, Leuda Cunha, a feira vem ocorrendo semanalmente, gerando oportunidade e renda para os concludentes do curso. A iniciativa partiu de uma das turmas da Escola Paulo Aragão e se estendeu para outras turmas. Leuda conta que a iniciativa surgiu no encerramento do curso, após o módulo de MEI e Marketing, quando ex-alunos que já comercializavam algum tipo de produto resolveram fazer uma feira, na própria escola. Os estudantes que não dispunham de itens para a venda ajudaram na montagem e divulgação da feira.

A ideia deu certo, até que os alunos foram convidados a participar da Feira do Microempreendedor, promovida pela Secretaria do Trabalho de Sobral, e realizar a feira no Parque Evangelina Saboya. O encontro agora tem nome, dia e horário certo: todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, intitulado “Empreendedores da Praça”. O local conta com espaço da feira e uma praça de alimentação.

Leuda Cunha conta que, devido à boa aceitação do público, os ex-alunos decidiram permanecer com o trabalho. A STDE tem colaborado com a iniciativa por meio da disponibilização de mesas e auxílio logístico aos trabalhadores. Entre os produtos expostos pelos microempreendedores estão roupas, bijuterias e semijoias, peças íntimas, artigos de perfumaria, panos de prato, alimentos em geral, além de uma bazar de roupas usadas.