Pronatec/Funece celebra formação de 431 novos técnicos do MedioTec 2020
10 de março de 2022 - 23:08
A Universidade Estaudal do Ceará (UECE), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), congratulou, em cerimônia virtual realizada no último dia 4 de março, os 431 novos técnicos formados em cinco cursos ofertados pela pactuação 2020 do MedioTec/Pronatec. O encerramento reuniu alunos, familiares, professores, coordenadores e equipe de apoio do programa, em transmissão ao vivo pelo canal do Pronatec/Funece no YouTube.
O coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hidelbrando Soares, saudou toda a equipe do programa, destacando o trabalho em equipe que vem permitido a seleção de bons professores para o programa ao longo de suas pactuações. O professor parabenizou os novos técnicos, afirmando o orgulho da trajetória dos alunos no programa.
O índice de sucesso na formação das turmas MedioTec 2020 também foi destacado pelo coordenador geral do Pronatec/Funece. Segundo ele, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o programa celebra a taxa de 79% de conclusão. “Nos sentimos muito felizes por termos conseguido que 431 estudantes concluíssem o seu ensino técnico em cursos ofertados pela Universidade Estadual do Ceará. A taxa de 79% é uma das maiores do MedioTec no Brasil e isso nos deixa muito felizes e orgulhosos. Por meio de programas como esse, estamos aproximando a universidade da juventude cearense, em particular da juventude interiorana. O processo de interiorização da universidade pública e gratuita é uma estratégia de inclusão social de uma população sedenta por formação, conhecimento e oportunidades. E essa é a grande marca do Pronatec na nossa universidade”, ressaltou professor Hidelbrando Soares.
A coordenadora de Ensino do Pronatec, Germana Paixão, agradeceu a toda a equipe do Pronatec que tornou possível o sucesso da pactuação MedioTec 2020, entre eles alunos, professores, coordenadores locais, regionais e de cursos, além de toda a equipe de apoio do programa.
“Juntos aprendemos a construir um ensino remoto de qualidade, num momento tão difícil que foi o início da pandemia, em que todos nós tivemos tantas perdas. Quero deixar toda minha solidariedade a cada um que perdeu entes queridos nessa pandemia. Tivemos professores que, infelizmente, foram subtraídos da gente. Mas, no meio da pandemia, ganhamos a oportunidade de trocar vivências, experiências, de crescer com vocês. A Universidade Estadual do Ceará acredita nesse tipo de ensino, em que o professor ensina e aprende; em que o aluno ensina e também aprende. Então, o que a gente deseja é que vocês utilizem os conhecimentos que acumularam aqui em prol de uma sociedade e mais preparada. A Universidade Estadual do Ceará tem em extrema felicidade de ter entregue à sociedade cearense pouco mais de 430 técnicos nos mais diversos cursos que nós oferecemos”, parabenizou.
Representando os coordenadores de área técnica, o professor Marcos Aurélio Maia, coordenador dos cursos técnicos em Contabilidade e Comércio, enfatizou a importância dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo dos cursos. Para ele, a formação oferecida aos alunos proporcionou a construção do conhecimento técnico, bem como incentivou a busca de novos conhecimentos de forma contínua.
“Acreditamos que além do conhecimento técnico, o curso também proporcionou a vocês uma formação acompanhada de renovação de atitudes, com o desenvolvimento de aptidão para o trabalho em equipe e para a resolução e enfrentamento dos problemas do mundo do trabalho. Vocês também aprenderam a conviver melhor com outro, com sua história, suas tradições e espiritualidade. Vocês estão saindo desses cursos como seres humanos melhores, pois aprenderam a pensar melhor. Em alguns momentos, conseguiram desenvolver a sua criatividade e, além do conhecimento técnico, despertaram para uma visão mais centrada, com a possibilidade de desenvolver uma carreira profissional, seja como empregado, autônomo ou empreendedor do seu próprio negócio”.
A professora Ana Ignez Belém, coordenadora do Apoio Psicopedagógico do Pronatec/Funece, conduziu o cerimonial do encerramento e destacou a importância de celebrar a conclusão dos cursos, ainda que de forma virtual, sendo possível reunir toda a equipe do programa, estudantes e seus familiares. “Essa certificação, que reúne aqui todos vocês, reafirma mais uma vez o compromisso da Universidade de expandir as ações extra-muros, interiorizando o ensino, como sempre vem colocando o professor Hidelbrando. A UECE é uma universidade que faz ensino, pesquisa e extensão e que vem sendo colocada entre as melhores do Brasil e da América Latina. Com todos os desafios que temos enfrentado, para nós esse é um motivo de agradecimento a cada um que está aqui, e também para os pais de alunos, que confiaram na universidade”.
Agradecimentos
Gratidão foi o sentimento evidenciado pelo jovem Marlon Moura, concludente do curso técnico em Comércio de Maranguape. Para ele, vivenciar o MedioTec foi uma grande experiência, que possibilitou trabalhar as habilidades profissionais como também desenvolver o lado humano, com auxílio da equipe de Apoio Psicopedagógico, coordenada pela professora Ana Ignez Belém. Marlon agradeceu ainda às coordenadoras do curso em Maranguape e a toda a equipe do Pronatec/Funece.
“Quero agradecer a esse projeto que proporciona a jovens estudantes como eu uma oportunidade de ter contato com um ensino acadêmico de qualidade, com todo suporte acadêmico e à bolsa que assegurou nossa permanência no curso. O MedioTec foi um divisor de águas na minha vida, me proporcionou vários conhecimentos e aprendizagens. Foi uma experiência única que vou levar para a vida toda”, agradeceu o estudante.
O professor Ítalo Pinto Carneiro, do curso técnico em Segurança do Trabalho, discursou em nome dos professores do MedioTec, ressaltando que a pactuação trouxe momentos muito especiais, deixando um importante aprendizado e dando espaço à saudade. “Se minha missão é fazer meus alunos aprenderem a evoluir, a verdade é que vocês também fizeram de mim o melhor professor. Enfrentamos desafios juntos e nos esforçamos muito para alcançar nossos objetivos. Creio que estamos todos de parabéns, porque os resultados foram positivos. Cada um de vocês seguirá seu caminho, mas quero que saibam que estarei torcendo para que alcancem muito sucesso. Desfrutem de todo o conhecimento adquirido e sejam muito felizes”.
Coordenadora local do município de Campos Sales, Kalinca Oliveira elencou os desafios enfrentados ao coordenar os jovens estudantes em aulas remotas, realidade imposta pela pandemia de Covid-19. “Com muita garra e perseverança de todos, graças aos professores, alunos, coordenadores locais e ao imenso apoio das famílias, nós conseguimos. Fui aluna de escola técnica e sei o valor que um curso técnico tem. Todo dia eu plantava essa sementinha na cabeça da minha turma. Me sinto extremamente gratificada por ter quase 100% da minha turma formada – de 25 alunos, 23 alunos concluíram com sucesso. Todos deram o seu melhor. Esse é apenas o primeiro passo da vida acadêmica de vocês. Alguns já estão em cursos de Enfermagem, outros em cursos de Engenharia. E isso é muito gratificante para todos os professores que tiveram a oportunidade de acompanhar vocês”, celebrou.
MedioTec
Em 2020, a oferta de cursos Pronatec/MedioTec pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi de 22 turmas. Foram atendidos 20 diferentes municípios do Estado, beneficiados com os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Agronegócio, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde. Dos 546 alunos matriculados, 430 conseguiram concluir a formação, o que perfaz um índice geral de conclusão de 79%.
A UECE firmou pactuação com o Ministério da Educação em 2017, ofertando 10 cursos do MedioTec, atendendo 50 turmas em 34 diferentes municípios do Estado, contemplando um total de 1.250 estudantes. Já na pactuação de 2018, o programa ofertou duas turmas de Gerência de Saúde, nos municípios de Canindé e Itapipoca, totalizando 41 concludentes.
Em 2019, foram ofertados quatro cursos em sete municípios, totalizando 143 concludentes. O curso de Comércio foi ofertado em Crateús, Itapipoca e Tauá, enquanto o de Contabilidade beneficiou as cidades de Crateús, Itaipipoca, Jaguaretama e Jaguaribara. Em Canindé, foi ofertado o curso de Enfermagem, e em Tauá, o curso de Gerencia de Saúde. Os cursos técnicos foram finalizados com índice superior a 80% de permanência.