Professores participam de formação para atuarem nos cursos FIC

26 de fevereiro de 2022 - 12:49

Transformar vidas por meio da oportunidade de formação profissional qualificada para quem mais precisa. Esse é um dos maiores objetivos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que, no primeiro semestre de 2022, ofertará 2.025 vagas, distribuídas em 43 municípios do Ceará, para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do Qualifica Mais – Emprega Mais. “Essa é uma grande oportunidade para que os jovens e adultos cearenses deem um passo à frente na sua autonomia cidadã. Estamos falando de um grande resgate da cidadania dessas pessoas. Estamos oportunizando para uma população muitas vezes excluída do processo de educação formal, das oportunidades de qualificação profissional, essa grande oportunidade”, destacou o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, durante a formação inicial dos professores selecionados para atuarem nos cursos, realizada, de forma virtual, na última quinta-feira (24).

Na ocasião, o professor Hidelbrando Soares lembrou aos professores a grandiosidade dessa ação, que interioriza da Universidade, democratiza o acesso ao ensino público de qualidade e cria novas oportunidades para que jovens e adultos cearenses possam transformar as suas vidas por meio da educação. Ele lembrou ainda que a Uece atua com o Pronatec desde 2012, ofertando cursos técnicos e de formação inicial e continuada, e que tem obtido grande êxito com o programa, sendo referência nacional e destaque para os ministérios da Educação e da Economia. “Criamos uma estrutura organizacional que vem sendo motivos de elogios. Temos uma forma de atuação pedagógica q também e motivo de elogios. Vocês, professores, estão entrando uma equipe muito vitoriosa pela entrega que essa equipe vem fazendo ao longo desses anos”, afirmou, lembrando que, nesta seleção, foram ofertadas 309 vagas para professores, com 334 inscritos e 237 aprovados.

“A qualidade dos nossos cursos, da nossa formação, está fortemente marcada pela qualidade da nossa formação dos professores, que têm um papel fundamental no êxito do Programa. O papel do professor na sala de aula tem sido nosso grande diferencial. A qualidade do nosso professor vem determinando a qualidade das nossas entregas. Este Programa precisa ser entendido por vocês como um grande programa de responsabilidade social. Deve ser entendido também como uma ação cidadão de responsabilidade social de todos aqueles que participam do Programa, e, de forma muito particular, dos professores e professoras. É importante que entendamos muito bem o que estamos fazendo nessa grande ação. A Universidade vem ao encontro da população mais vulnerável em relação ao acesso à educação de qualidade, aquela que, efetivamente, se apresenta como a mais vulnerável econômica e socialmente, e abre a oportunidade da formação qualificada”, reforçou o coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Uece.

Nenhum aluno a menos

Conforme Hidelbrando Soares, o Programa possui seis coordenações – Coordenação de Ensino, Coordenação Psicopedagógica, Coordenação Administrativa, Coordenação Financeira, Coordenação de Desenvolvimento e Coordenação Jurídica – e criou uma rede de apoio ao processo de formação profissional, atuando tanto com os professores quanto com os estudantes. O objetivo é manter professores e estudantes motivados e evitar a evasão. “Nós não podemos perder um único aluno nesse processo. Essa tem sido a nossa missão nesse trabalho cotidiano e permanente de oferecer a melhor qualificação, a melhor formação possível e, ao mesmo tempo, acompanhar a evolução dos nossos estudantes nesse processo”, destacou.

Nesse sentido, a formação dos professores selecionados para os cursos contou com a palestra “Motivação e mediação na aprendizagem dos alunos nos cursos FIC”, ministrada pela coordenadora psicopedagógica do Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém. Em sua fala, ela enfatizou o discurso do professor Hidelbrando Soares e disse que o objetivo do Programa é aproximar a Universidade de quem mais precisa e lutar para reduzir as desigualdades sociais. Para o êxito desse trabalho, ponderou a professora Ana Ignez, é fundamental manter a motivação dos professores e dos estudantes.

“Motivação quer dizer movimento. Todas as pessoas são motivadas para alguma coisa. No campo da educação, cada vez menos pessoas se motivam para aprender e, a partir disso, se transformar e mudar a própria vida. Esse é o nosso objetivo. Em um País com elevadas taxas de analfabetismo e desemprego, nós sabemos que a qualificação com qualidade é fundamental. A qualificação que uma universidade pública como a nossa pode oferecer é determinante. E a motivação faz parte disso, faz parte da vida humana, mas precisa ser despertada e mediada no aluno e no professor”, afirmou.

A coordenadora psicopedagógica do Pronatec/Funece enfatizou a necessidade do diálogo e do desenvolvimento de habilidades psicossociais para manter a motivação dos professores e dos estudantes ao longo da formação profissional e evitar desistências. “Não queremos nenhum aluno e nenhuma aluna a menos. A docência não é feita só de domínio das técnicas, mas de um conjunto de elementos pedagógicos e psicológicos que contam muito para o sucesso, para o êxito de um determinado estudante ou de uma turma. Por isso, existe essa preocupação constante de formar, debater e discutir com vocês. Fazemos isso coletivamente, mas também temos espaço para atendimento individual para os professores que precisarem de dicas, ajuda, orientações etc.”, disse.

Coordenadores

Durante a formação inicial para os professores, também foram apresentados os coordenadores dos cursos que serão ofertados por meio do Qualifica Mais-Emprega Mias a partir do mês de março: Agricultor Familiar e Agricultor Orgânico, coordenador pelo professor e vice-reitor da Uece, Dárcio ítalo Teixeira, com assessoria da professora Ana Lucia Vitorino; Escriturário de banco, coordenado pelo professor Paolo Giuseppe de Araújo; Almoxarife, coordenado pelo professor Marco Aurélio Maia; e Recepcionista em serviços de saúde, coordenado pela professora Francisca Montesuma.

Após a apresentação dos coordenadores, a assessora pedagógica do Pronatec/Funece, Ana Léa Bastos, repassou aos professores em formação administrativos e pedagógicos.

A fala final do evento foi realizada pelo coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, que destacou a responsabilidade que os professores selecionados passarão a ter, uma vez que responderão pelo nome da Uece nos cursos.

Saiba Mais

O resultado final da seleção para professores deverá ser divulgado no site www.uece.br/pronatec no dia 4 de março de 2022. A previsão é que as aulas dos cursos sejam iniciadas no dia 9 de março de 2022.

Neste primeiro semestre, serão ofertadas 2.025 vagas nos cursos de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de banco e recepcionista em serviços de saúde. Ao todo, serão 81 turmas, distribuídas em 43 municípios do Ceará (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu).

Clique aqui e veja o vídeo completo da formação para professores dos cursos FIC.