Coordenadores locais conhecem sistema de pré-matrículas do Pronatec para oferta FIC 2022

27 de janeiro de 2022 - 22:40

O Pronatec/Funece realizou, na última terça-feira (27/01), a primeira capacitação dos coordenadores locais da pacutação FIC 2022, por meio do Qualifica Mais, Emprega Mais. A reunião virtual, realizada pelo Google Meet, teve como objetivo principal orientar os participantes sobre a utilização do programa SigPronatec, desenvolvido para efetuar a pré-matrícula dos novos alunos dos cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão oferecidos a partir de março deste ano. Participaram do encontro todos os coordenadores locais, regionais e de cursos, além da equipe do setor de Desenvolvimento e coordenadoria de Ensino do Pronatec/Funece.

A coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, professora Germana Paixão, recepcionou os coordenadores, apresentando a estrutura e organograma do programa a enfatizando o desafio de oferecer as 2.025 vagas em cinco cursos: Agricultor Familiar, Agricultor Orgânico, Almoxarife, Escriturário de Banco e Recepcionista em Serviços de Saúde.

 

“O intuito deste nosso primeiro momento juntos é fazer uma capacitação e explicar para vocês como serão feitas as matrículas dos alunos. Nessa nova oferta, temos um desafio bom, uma missão complexa, que é oferecer 2.025 vagas em cinco cursos diferentes”, detalhou. A professora Germana destacou a utilização do programa SigPronatec, criado pela equipe do setor de Desenvolvimento do Pronatec/Funece para realização das matrículas dos estudantes. Nesta pactuação, destacou Germana Paixão, os coordenadores locais do FIC/Pronatec terão a missão de inserir as informações e documentação dos novos alunos para efetuação das matrículas.

O coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, saudou os novos coordenadores locais e ressaltou a tarefa primordial que eles exercem no programa, desde que a iniciativa foi implementada na Uece, em 2015. Segundo o professor Hidelbrando, os coordenadores locais têm função importante e muito estratégica, pois dão suporte aos coordenadores regionais e de curso, representando a Uece nos municípios cearenses que recebem os cursos do Pronatec.

“A ideia da ação Qualifica Mais, do Pronatec, é dar oportunidade, por meio da Universidade e desses cursos profissionalizantes, a uma população que geralmente tem muito pouco acesso à educação formal e aos sistemas tradicionais de formação. Ao mesmo tempo é uma forma de levar a universidade para lugares mais distantes nosso Estado. Criamos uma estrutura que tem um personagem importante, que é o coordenador local. Ele sempre teve no nosso programa uma função extremamente importante, pois representa a universidade dentro da sala de aula, no local onde efetivamente as aulas estão ocorrendo. Eles funcionam como olhos, ouvidos, braços, força e compromisso com o sucesso das pessoas beneficiadas pelo programa”, enfatizou o professor Hidelbrando.

O reitor da Uece destacou ainda que o engajamento por parte dos coordenadores será de grande importância para o sucesso dos cursos nos municípios e formação dos 2.025 novos estudantes que serão atendidos pela Pactuação FIC 2022. Para o professor, trata-se de um público que faz parte de uma “população que, na média geral, é de vulnerabilidade social. O Pronatec tem a preocupação de promover a inclusão social por meio da educação, funcionando como passaporte para a cidadania”.

O coordenador de Desenvolvimento do Pronatec/Funece e pró-reitor de Administração da Uece, Fernando Alves do Santos, enfatizou que, para o sucesso do programa, será essencial a captação dos novos alunos, função que será desempenhada pelos coordenadores locais, por meio da divulgação dos editais dos cursos e pré-matrículas. O coordenador informou sobre a funcionalidade do SigPronatec para efetuação das pré-matrículas dos alunos.

“É um sistema genuinamente cearense. Somos a única instituição do País que tem esse sistema, desde a matricula até a emissão do certificado final. Vocês vão estar com a caderneta eletrônica no celular, no notebook ou no computador. Tudo o que vocês fizerem durante a execução do curso foi desenvolvido por programadores cearenses e da nossa universidade. É uma equipe de muita dedicação”, enfatizou. Fernando disse ainda que o SigPronatec é uma plataforma de uso simples, didática e prática, e que os professores que vão ingressar no Pronatec/Funece também receberão treinamento para operar a caderneta eletrônica.

Pré-matrículas

No encontro remoto, os coordenadores locais foram orientados sobre as datas para efetivação da pré-matrícula dos estudantes. O cadastro deve ser feito no SigPronatec, no período de 3 a 17 de fevereiro. O aluno deve comparecer pessoalmente no local do curso para a entrega de documentos e assinatura da ficha de inscrição. Entre os documentos obrigatórios, estão: ficha de inscrição preenchida, RG e CPF do aluno (ou do responsável, se menor de idade), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e termo de compromisso assinado, gerado no Sistec após a confirmação de matrícula. O cadastro no Sistec (pré-matricula e confirmação de matricula) será realizado pela Coordenação de Ensino e a Coordenação de Desenvolvimento do Pronatec/Funece, no período de 18 a 29 de fevereiro.

O sistema de pré-matrículas para formação de turmas da oferta FIC 2022 do foi apresentado aos coordenadores locais pelo analista de sistemas e programador do Pronatec/Funece, Fausto Sampaio.

Qualifica Mais

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) ofertará 2.025 vagas para cursos de formação inicial e continuada no âmbito do programa Qualifica Mais, do Governo Federal. Esta é a maior oferta de vagas para este tipo de cursos já realizada pela UECE em convênio com o Ministério da Educação.

As vagas são para os cursos de Agricultor familiar, Agricultor orgânico, Almoxarife, Escriturário de Banco e Recepcionista em serviços de saúde. Ao todo, serão 81 turmas, distribuídas em 43 municípios do Ceará (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu).

As aulas terão início no dia 9 de março. A realização dos cursos conta com o apoio das prefeituras municipais, que contribuirão com a infraestrutura necessária.

Clique aqui e veja a relação completa dos cursos e municípios com vagas abertas para o primeiro semestre.