Estudantes de Iguatu apresentam trabalho de conclusão do curso de Gerência de Saúde

9 de dezembro de 2021 - 21:21

Dois anos de aulas, uma pandemia no meio do caminho e o distanciamento social dos professores e colegas foram apenas alguns dos desafios enfrentados pelos estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece de Iguatu, que agora celebram a conquista dos esforços empreendidos nesse período: a conclusão dos estudos e a obtenção de uma profissão. No último sábado (4), os estudantes apresentaram, de forma presencial, seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), que foram orientados pela professora e enfermeira Rivana Ferreira de Souza.

“Foi um momento de muita felicidade para todos. Após mais de um ano com aulas remotas, devido à pandemia de covid-19, nos reencontramos presencialmente, para a apresentação do TCC dos estudantes e para celebramos com eles essa grande conquista. Parabenizamos a todos os estudantes pela perseverança nos estudos ao longo dos dois anos do curso do MedioTec/Pronatec/Funece, que, com certeza, abrirá muitas portas para eles”, destaca a orientadora.

Além da professora Rivana, também participaram da banca avaliadora dos trabalhos a professora e enfermeira Etelvina Gonçalves e a coordenadora do polo de Iguatu, professora Eveny Lígia Cavalcante Maia. Os temas dos trabalhos abordaram questões relevantes para o cotidiano da profissão e para o avanço da qualidade dos serviços prestados na área da saúde.

Temáticas e planos para o futuro

Entre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos estudantes de Iguatu, muitos jovens mostraram bastante desenvoltura na apresentação, de acordo com a professora Rivana. Pedro Vinicio Soares Carvalho, 17 anos, foi um dos que se destacaram no domínio do assunto estudado. Ele escolheu o tema “Direito e Legislação na Saúde Pública” para o último trabalho do curso técnico.

O aluno conta que se dedicou por um mês para a produção do trabalho. “Falei bastante do SUS, que é o maior exemplo de saúde pública, e de suas diretrizes e a história da saúde no decorrer do tempo no Brasil. Foi uma experiência ótima, no começo sempre dá um frio na barriga e uma tensão, mas no fim saiu tudo muito bem”, lembra o estudante.

Pedro comemora a conclusão do curso técnico e faz planos para seguir os estudos na área da saúde ou administração. “Todo o tempo do curso não foi em vão e ajudou muito a ter noção de algumas coisas e me organizar mais. Se eu continuar na área da saúde ou da administração, eu vou ter uma base exata de conhecimento”, projeta.

Para a estudante Emilly Johanna Alves Bezerra, 18 anos, as orientações da professora Rivana foram essenciais para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso técnico em Gerente de Saúde. A jovem apresentou trabalho sobre “Gestão de Qualidade em UTI” e conta que a experiência a ajudou a adquirir novos conhecimentos.

“Produzir algo voltado para a saúde durante a pandemia de Covid-19 provocou sensações que me fizeram compreender e valorizar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em toda sua extensão. A experiência de construir um TCC foi extremamente rica e proveitosa para situações futuras, como para a produção de uma monografia na faculdade. Agradeço a professora Rivana e a todos os demais professores que auxiliaram na minha jornada de ensino e ao Pronatec, projeto de grande valor educacional”, celebra.