Professores do Pronatec/Funece e UAB são homenageados na Assembleia Legislativa
2 de dezembro de 2021 - 20:41
Texto: Agência de Notícias da AL-CE; fotos: Máximo Moura (AL-CE)
A Assembleia Legislativa realizou, na tarde da última segunda-feira (29/11), sessão solene em homenagem aos 15 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará. Na ocasião, foram homenageadas a coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece e coordenadora do Curso de Ciências Biológicas UAB, Germana Costa Paixão; e Virgínia Tavarez Cruz, coordenadora do polo UAB de Beberibe, que sedia o curso técnico em Gerência de Saúde no município.
Para o reitor da Universidade Estadual do Ceará e coordenador do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, a UAB “é um programa exitoso na inclusão de estudantes de diversos municípios que têm acesso ao ensino superior por meio da educação a distância, o que não seria possível presencialmente. A interiorização é uma grande marca da UAB, que tem um impacto muito positivo e desempenha um papel verdadeiramente transformador na vida de estudantes, de professores e de coordenadores”.
A professora Virgínia Tavares Cruz, coordenadora do Polo UAB de Beberibe, que falou por todos os homenageados, agradeceu pelo reconhecimento destacando que a Universidade Aberta do Brasil contribui com a economia dos municípios e transforma a vida dos cearenses.
Da Uece/UAB, foram homenageados ainda o coordenador de Apoio às Tecnologias Educacionais da UAB na UECE, Fábio Castelo Branco; e a coordenadora adjunta da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais, Eloisa Vidal.
A solenidade foi realizada atendendo a requerimento do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Queiroz Filho (PDT). Ele destacou a importância da ampliação e interiorização do ensino superior proporcionada pela UAB, especialmente na formação de professores e na educação continuada. Segundo ela, a UAB oportuniza os que por muito tempo foram segregados do ensino superior.
Compuseram a mesa de abertura, além do deputado Queiroz Filho; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o reitor Hidelbrando Soares; a Secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; a coordenadora do polo UAB de Beberibe, Virgínia Cruz; o coordenador geral de inovação em ensino a distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Alexandre Marques; e a presidenta do Fórum Estadual de Educação e professora da Uece, professora Ciza Viana.
Sobre a UAB
O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado em 2005, através do decreto No. 5.622, posteriormente revogado pelo decreto No. 5.800 que dispõe sobre a criação da Universidade Aberta do Brasil, com o objetivo de ampliar e interiorizar a educação superior por meio da educação a distância. Na Uece, a UAB foi implantada em 2008 e tem 32 polos instalados em várias regiões do Estado.
Dentre as universidades estaduais e municipais do Brasil que ofertam cursos EaD, a Uece é a primeira colocada em número de cursos ofertados e a segunda colocada em número de alunos matriculados em cursos em 2021, segundo relatório emitido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).