Turma de Gerência em Saúde de Mombaça apresenta trabalhos de conclusão de curso
29 de novembro de 2021 - 21:18
Estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde (MedioTec/Pronatec) do município de Mombaça apresentaram na última semana o Trabalho de Conclusão de Curso, o primeiro passo para a finalização e recebimento da certificação do curso.
Segundo o professor Pedro Henrique Pedrosa, que ministrou a disciplina Projeto de Negócio (TCC), as apresentações foram realizadas de forma presencial, no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Mombaça. Participaram da banca examinadora o professor Pedro Henrique, a coordenadora do curso técnico em Gerência de Saúde do Pronatec/Funece, professora Francisca Montezuma, e o coordenador local do Pronatec em Mombaça, Luan Cucato. Na ocasião, foi realizada uma confraternização com os estudantes, marcando a chegada da tão esperada formatura dos futuros técnicos.
“O trabalho foi feito seguindo os moldes de um artigo científico. A preparação durou cerca de um mês, ensinando na disciplina todas as normas para construção desse artigo. Cada aluno escolheu um tema para pesquisar, seguindo a revisão bibliográfica, sendo entregues por cada um o trabalho escrito e apresentação do artigo”, explica o professor Pedro Henrique Pedrosa.
Entre os temas escolhidos pelos estudantes para produção dos artigos estavam evolução da legislação nacional do SUS, uso indiscriminado de fármacos, importância do SUS na vida dos brasileiros, entre outros. “Foi bem bacana a atividade”, destacou o professor Pedro Henrique.
A coordenadora Francisca Montezuma participou da banca examinadora e diz que teve excelente impressão dos trabalhos apresentados. “Os alunos todos muito bem preparados, avaliei trabalhos de nível acadêmico, com alunos com muita desenvoltura ao falar sobre o Sistema Único de Saúde”, enfatizou. Segundo a professora Montezuma, os estudantes destacaram ainda a oportunidade que tiveram de conhecer o SUS e o processo de atenção da rede de saúde do Ceará.
“Fiquei impressionada com o conhecimento dos alunos e como eles se aprofundaram nas questões da saúde”, ressaltou a professora. Depois do curso, relatou a docente, muitos estudantes demonstraram interesse pela área da saúde, descobrindo que há vários segmentos para seguir carreira.
A professora Montezuma citou exemplo de uma aluna concludente que manifestou interesse em investir na área de saúde mental. “Expliquei que ela pode ser psicóloga ou fazer uma especialização, entrando em algum curso da área da saúde, e assim entrar na área de saúde mental”.
A coordenadora do curso técnico destacou ainda o interesse e esforço dos alunos, sobretudo pelas dificuldades impostas pelas aulas remotas. “Foi super interessante, fiquei muito satisfeita. Nota 10 para o interesse dos alunos, eles foram gigantescos na busca e no conhecimento que eles adquiriram. Para isso, houve também um processo de interesse e doação dos professores. Fiquei encantada como em uma pandemia houve um progresso tão significativo na vida desses alunos do ensino médio”, celebrou Francisca Montezuma.