Produção de podcast é estratégia para ensino sobre relações interpessoais no trabalho

28 de outubro de 2021 - 14:24

Turma do curso de Assistente Administrativo de Caucaia “O comportamento Humano & Relações Interpessoais no Trabalho”

Colocar o conhecimento em prática de forma criativa, atual e divertida é uma das metodologias de ensino adotadas pelos professores dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)/Pronatec/Funece. Para a turma do curso de Assistente Administrativo de Caucaia, a atividade escolhida para ajudar os estudantes no processo de aprendizagem foi a produção de um podcast. “O objetivo da atividade foi fazer os discentes entenderem, na teoria e na prática, sobre o comportamento e as relações interpessoais, no ambiente de trabalho, focando na comunicação e os possíveis conflitos no comportamento e ambiente organizacional”, conta a professora Rosangela Soares de Oliveira.

De acordo com ela, a atividade foi desenvolvida em três momentos. Inicialmente, os estudantes assistiram a um vídeo sobre como elaborar um roteiro para podcast. No segundo momento, como atividade de casa, foi solicitado que os estudantes se dividissem em quatro grupos e pesquisassem sobre a temática da aula que deveria ser abordada no podcast: ‘O comportamento Humano & Relações Interpessoais no Trabalho’”. No terceiro momento, com as pesquisas em mãos, as equipes elaboraram um roteiro de podcast com o tema proposto e, após as correções, gravaram os seus podcasts e apresentaram para a turma.

“Esse momento foi muito rico, pois eles falaram sobre os pontos fortes como o bom engajamento da equipe, o esforço coletivo na realização da pesquisa, a ajuda dos colegas mais conhecedores da ferramenta tecnológica (podcast) para os alunos menos conhecedores e sobre a nova e desafiadora da experiência de gravar um áudio e mostrá-lo para a turma. Eles exemplificaram também alguns conflitos no decorrer da atividade, como falta de comunicação e engajamento de alguns componentes da equipe, dispersão em alguns momentos e brincadeiras desnecessárias, entre outros. Ao final, todos adoraram a experiência e falaram que foi muito bom para o entendimento de como é difícil trabalhar com pessoas, mas também é muito compensatório perceber que é necessário ter organização, delegar funções, se preparar com antecedência, tentar compreender o colega e que no final, todos colaborando, se torna muito gratificante ver o resultado final pronto”, conta a professora.