Seminários temáticos contribuem para formação profissional dos alunos do Qualifica Mais

20 de setembro de 2021 - 08:33

Formar profissionais com domínio do conhecimento técnico da área de estudo e com as habilidades sociais, emocionais e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho é a meta dos cursos do programa Qualifica Mais-Emprega Mais ministrados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Por isso, os estudantes dos cursos de Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis têm como parte do conteúdo programático os seminários temáticos “Meu Projeto de Vida Profissional”.

Até agora, já foram realizados cinco seminários temáticos com temas relevantes e atuais para a formação de profissionais preparados para o mundo do trabalho. Transmitidos pelo canal do Pronatec/Funece no YouTube, os seminários são momentos importantes para que os jovens conheçam as habilidades exigidas dos profissionais na atualidade e se preparem as exigências do mercado.

O primeiro seminário temático, transmitido no dia 11 de junho, abordou o tema “Autoconhecimento e valores humanos” e teve como palestrante o psicólogo Janailson Clarindo. O vídeo completo do seminário está disponível no canal do Pronatec/Funece no YouTube.

O segundo seminário abordou o “Aspectos socioemocionais para o trabalho, comunicação, autonomia e tomada de decisão”. O palestrante foi o psicólogo e pedagogo Edjôfre Coelho. O evento também contou com a participação do psicólogo Artur Bruno, que integra a equipe de apoio psicológico do Pronatec. A transmissão ocorreu no dia 2 de julho. Clique aqui para assistir.

A “Organização e planejamento como atividades motivadoras” foram debatidas no terceiro seminário temático “Meu Projeto de Vida Profissional”, cuja palestrante foi a psicóloga e orientadora de carreiras Lívia Araújo. O seminário teve ainda a participação do psicólogo Artur Bruno. O seminário foi transmitido em 23 de julho e está disponível no canal do Pronatec/Funece no YouTube.

No quarto seminário, ocorrido em 20 de agosto, o tema debatido foi “Empregabilidade e os desafios da organização financeira”. A palestrante foi a psicóloga clínica e financeira Aline Melo, que orientou os jovens sobre como começar a se organizar financeiramente e como lidar melhor com o dinheiro. Clique aqui para ver o seminário.

Pegando o gancho do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o sexto seminário do “Meu Projeto de Vida Profissional” tratou sobre “Saúde Mental e Trabalho”. O palestrante foi o psicólogo Artur Bruno, que falou sobre fatores que afetam a saúde mental no trabalho e estratégias de proteção. O vídeo completo do seminário também está disponível no canal do Pronatec/Funece no YouTube.

Relevância

Conforme a coordenadora Psicopedagógica do Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém, “o objetivo é ampliar os conhecimentos dos estudantes dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais. Isso faz parte do projeto de vida desses estudantes. Queremos ajudá-los a ampliar os conhecimentos, a pensar de formas diferentes e a desenvolver as habilidades sociais, emocionais e comportamentais exigidas pelo mundo do trabalho”.

A coordenadora lembra que o sexto e último seminário temático “Meu Projeto de Vida Profissional” será realizado em outubro.