Novos alunos da pactuação FIC/Pronatec participam de aula inaugural nesta segunda-feira

13 de setembro de 2021 - 10:10

Os alunos selecionados para os cursos do programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) participam nesta segunda-feira (13/09) de aula inaugural. Nesta pactuação, estão sendo ofertados quatro cursos profissionalizantes: Agricultor Familiar, Assistente de Secretaria Escolar, Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade . Ao todo, são 17 turmas, distribuídas em 13 municípios cearenses e beneficiando 340 jovens e adultos.

Durante a aula inaugural, os coordenadores locais de cada município farão a apresentação dos cursos FIC/Pronatec aos alunos, bem como sobre os dias de aulas, horários, calendário, frequência e ajuda de custo. Os estudantes receberão ainda o kit do aluno, contendo lápis, canetas, borracha, caderno, apostilas, bolsa e camisa do programa.

Os alunos também assistirão a vídeos com a apresentação dos cursos, realizada pelos coordenadores de cada área: Josete Castelo Branco (Assistente de Secretaria Escolar), César Fernandes (curso de Agricultor Familiar) e Marcos Aurélio Maia (Assistente Administrativo e Assistente de Contabilidade). Também por vídeo, as turmas conferem palavra da coordenadora do Apoio Psicopedagógico do Pronatec/Funece, Ana Ignez Belém.

Serão apresentadas ainda as regras do local de funcionamento de cada turma, além das regras sanitárias: uso obrigatório de máscara, cobrindo totalmente a boca e nariz durante todo o período da aula; organização  da sala de modo que os estudantes sentem com distanciamento (cadeiras dispostas com distância de, no mínimo, 1 metro); não compartilhamento de copos, máscaras e outros itens pessoais; não comparecer à aula caso o estudante apresente sintomas gripais ou febre.

As turmas da pactuação FIC/Pronatec 2021 contemplam estudantes dos municípios de Beberibe, Caucaia, Guaiúba, Iguatu, Mauriti, Umirim, Trairi, Potiretama, Alto Santo, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Tauá. As aulas são presenciais e ocorrerão três dias na semana, de 13h às 16h (tarde) ou de 18h às 21h.

Quadro de turmas