Organização de rotina e planejamento do futuro exigem persistência e continuidade

29 de julho de 2021 - 23:35

Aulas online, trabalho e tarefas domésticas estão entre as atividades que fazem parte da rotina de muitos estudantes que, mesmo no período de pandemia, precisam se desdobrar para dar conta de tudo. Saber organizar e planejar bem a rotina e as tarefas é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, para o alcance de grandes objetivos de vida. Mas isso não ocorre do dia para a noite. É preciso disciplina e persistência para transformar pequenas metas em grandes realizações. A avaliação é da mestra em Psicologia e orientadora profissional e de carreira Lívia Araújo, que participou, na última sexta-feira (23), do seminário online “Organização e Planejamento como atividades motivadoras”, voltado para os estudantes dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais ministrados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

“A ideia é que vocês consigam ter clareza sobre os desejos e objetivos de vida. Estabeleçam a meta principal e, como base nisso, pensem nas pequenas e médias metas que são necessárias para percorrer o caminho até o objetivo desejado. Como personalidades diferentes lidam com isso? Algumas pessoas se sentem mais à vontade fazendo mudanças radicais. Outras preferem mudanças mais moderadas, um pequeno passo por dia. Para isso, é importante organizar a rotina. E existem várias formas de realizar essa organização. Algumas pessoas, organizam por horário, mas, de modo geral, isso engessa as pessoas e causa frustração quando ocorrem imprevistos. Eu, particularmente, gosto de separar as minhas atividades diárias por turnos. Essa organização é muito importante para conseguir, por exemplo, se manter motivado ao longo do curso de vocês”, disse a psicóloga.

Lívia destacou que, em ambientes mais acelerados, trabalhar uma boa organização e o planejamento é ainda mais importante. “É necessário ter controle das atividades, anotar o que deve fazer, estimar o tempo para cada atividade”, afirmou. “É importante desenvolver certas habilidades para uma carreira mais confiante e segura”, acrescentou.

Ela também falou sobre a importância de criar referências profissionais para identificar os pontos que o estudante quer e os que não deseja para a própria vida e para a sua carreira.

Dicas para se preparar para entrevista

A psicóloga também falou sobre como preparar um currículo atrativo e se comportar na entrevista de emprego. “Sobre currículo, deve ser claro e objetivo. Coloque suas experiências profissionais e os seus cursos”, disse. Sobre a entrevista de emprego, Lívia lembrou que é importante ser sincero, pesquisar antes as atividades, missão e valores da empresa e treinar as respostas para as perguntas recorrentes nessa situação, como a visão de si mesmo no futuro, pontos positivos e pontos negativos.

Sobre o seminário

O seminário foi o terceiro de uma série de eventos virtuais realizados pela Funece para os estudantes dos cursos de Programador Web, Programador de Sistemas e Programador de Dispositivos Móveis. “O objetivo foi discutir a formação profissional e ampliar os conhecimentos para além das atividades específicas que os estudantes já têm na sala de aula, nas disciplinas específicas de cada curso”, destacou o psicólogo do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, Artur Bruno, que, ao final da palestra, colaborou com as respostas às perguntas do público.