Estudantes do Qualifica Mais aprendem sobre aspectos socioemocionais para o trabalho

5 de julho de 2021 - 16:27

De que forma o autoconhecimento pode ajudar alguém a ter êxito no mundo profissional? Esse foi um dos pontos discutidos durante o seminário “Aspectos socioemocionais para o trabalho: comunicação, autonomia e tomada de decisão”, transmitido, na noite da última sexta-feira (2), pelo canal do Pronatec/Funece no YoutTube. O segundo de uma série de seis seminários voltados para os estudantes dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais ministrado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve como palestrante o psicólogo Edjôfre Coelho, que é mestre e doutorando em Educação.  O evento também contou com a participação da coordenadora Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, Ana Ignez Belém, e do psicólogo, mestre e doutorando em Educação, Artur Bruno da Fonseca.

Ao iniciar sua palestra, Edjôfre Coelho apresentou aos estudantes uma matriz de competências focada no aprendizado socioemocional, com uma relação direta entre os aspectos intrapessoal (autoconhecimento e auto gerenciamento), cognitivos (tomada de decisão responsável – autonomia) e interpessoal (consciência social e habilidades sociais). “O autoconhecimento diz respeito a reconhecer emoções (alfabetização emocional), conhecer as próprias capacidades, fraquezas, personalidade, valores, crenças, motivações e emoções e também compreender como é percebido e interpretado por outras pessoas. Para que encontrar um equilíbrio emocional, utilizar inteligência emocional, quanto mais eu conhecer minhas próprias capacidades e limitações e a forma como eu lido com as coisas, mais alfabetizado emocionalmente eu sou e, automaticamente, melhor lidarei com outras questões”, disse.

De acordo com o palestrante, ao chegar a esse nível de autoconhecimento, é possível auto gerenciar as emoções, pensamentos e comportamentos, além de estabelecer metas, se motivar e alcançar objetivos.

Em relação às habilidades sociais, o psicólogo destacou que elas tratam sobre estabelecer e manter relações e gerenciais construtivamente os problemas nessas relações. Já a tomada de decisões, por exemplo, inclui saber fazer escolhas e tomar decisões acerca de questões pessoais e coletivas fundamentadas no autoconhecimento, no seu projeto de vida, com respeito aos outros, além de assumir responsabilidade por suas escolhas e comportamento.

Parâmetros

O palestrante também falou sobre os parâmetros curriculares nacionais que dizem o que deve ser levado em consideração no processo de busca por autoconhecimento, autonomia, gerenciamento das próprias emoções etc. “O primeiro é compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito”, afirmou.

Os outros parâmetros são posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País; conhecer e valorizar o pluralismo do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; e perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente; desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Também são parâmetros curriculares nacionais conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva; utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos; e questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Saiba mais

O seminário “Aspectos socioemocionais para o trabalho: comunicação, autonomia e tomada de decisão” pode ser assistido na íntegra no canal do Pronatec/Funece no YouTube.