Turmas do MedioTec aprendem sobre prevenção a acidentes com choques elétricos
29 de junho de 2021 - 21:28
Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho (MedioTec/Pronatec) tiveram mais uma vivência com profissional da área, na disciplina de Medicina do Trabalho. Atendendo ao convite da professora Cristiane Gurgel, o engenheiro elétrico Elson Montenegro ministrou aos estudantes palestra sobre choque elétrico. O momento reuniu alunos das turmas de Acaraú e Itapipoca.
Elson conversou com os estudantes sobre noções de eletricidade e prevenção a riscos nessa área, além da importância de assegurar a segurança e saúde do trabalhador em todos os âmbitos, seja na parte elétrica, mecânica ou química. O engenheiro destacou os três elementos mais importantes que fazem parte do circuito elétrico: tensão, corrente elétrica e resistência de carga. “Nós, seres humanos, somos cargas elétricas. Então, basta ter uma tensão, uma geração de energia próxima, que precisamos nos cuidar, prevenir e usar medidas de controle mais adequadas para prevenir os riscos. Na área elétrica, os principais riscos são o choque elétrico, arco elétrico e campo eletromagnético, além dos raios. O Ceará é um dos locais do Brasil que mais têm raios, especialmente no Interior”, ressaltou.
Elson Montenegro enfatizou a necessidade de presença de para-raios em prédios, que devem ser adequados a estrutura dos empreendimentos. “O solo cearense é rico em ferro, e por ser condutor de energia atrai os raios para superfície”, alertou. Para prevenir incêndios ou mesmo explosões, o engenheiro elétrico reforçou a necessidade de elaborar projetos condizentes com a necessidade dos espaços, seja residenciais ou empresas, a fim de que os para-raios suportem cargas elétricas.
Com relação a choques elétricos, o engenheiro esclareceu que é a corrente elétrica que determina a gravidade dos acidentes, e não a tensão. “O corpo gera a corrente elétrica, que a partir de 3 ampères já pode matar. Pode ser com 69 mil volts, 80 mil volts. Vai depender da corrente que vai passar no corpo da pessoa, podendo ser elevada ou não”. Segundo ele, num raio já corre a corrente elétrica de 10 mil amperes.
Elson Montenegro é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Engernaria de Segurança do Trabalho, sócio e diretor técnico da empresa T&E, consultor, professor e palestrante.
A palestra sobre choque elétrico contou ainda com a participação do coordenador do curso de Segurança do Trabalho do MedioTec/Pronatec, Carlos Oliveira, da coordenadora local de Itapipoca, Ila de Araújo, e do professor de Itapipoca, Lázaro Nicolau.