Seminário do Qualifica Mais-Emprega Mais guia estudantes para o autoconhecimento

14 de junho de 2021 - 17:14

“Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “Para onde vou?”. Foi com essas perguntas, feitas pelo homem a si mesmo há milhares de anos, que o professor doutor em Psicologia, Janailson Monteiro, iniciou o seminário “Autoconhecimento e valores humanos”, realizado na noite da última sexta-feira (11) para os estudantes dos cursos do Qualifica Mais-Emprega Mais executados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ao longo evento, que foi transmitido pelo canal do Pronatec/Funece no YouTube e teve a mediação da professora Ana Ignez Belém, coordenadora psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, o palestrante fez um breve resumo sobre a busca do ser humano pelo autoconhecimento, destacou alguns pensadores que se debruçaram sobre o assunto e traçou um caminho que pode ser seguido por todos aqueles que desejam se conhecer melhor.

“Se a gente pensar sobre essas questões, ainda não teremos respostas muito concretas. É claro que a sociedade se desenvolveu muito em conhecimento, mas saber qual é o propósito da nossa existência é algo que ainda está aberto ao debate. Diversos filósofos no decorrer da nossa história tentaram responder quem é o ser humano. O filósofo inglês Thomas Hobbes dizia que o ser humano é mau por natureza. No século seguinte, Jean-Jacques Rousseau afirmou que o homem é bom por natureza, a sociedade que o corrompe. Já John Locke disse que o ser humano é uma folha em branco, pode ser bom ou mau, vai depender da sociedade. Isso faz com que a gente pense um pouco sobre nós mesmos. Será que eu sou bom por natureza? Será que sou mau por natureza? Será que eu não sou nem bom, nem mau, a sociedade que vai estabelecendo se eu sou bom ou mal?”, disse Janailson Monteiro, fazendo um convite para que os estudantes refletissem sobre eles mesmos.

O psicólogo destacou que são muitos os fatores que contribuem para a formação do indivíduo, incluindo questões genéticas, relações sociais e as escolhas feitas pelos indivíduos. “Não existe uma resposta fechada, mas uma boa forma de pensar sobre tudo isso é considerar todos esses aspectos. É fato que nós somos animais, fazemos parte de uma grande cadeia evolutiva que envolve outros animais, temos tendências e orientações genéticas, biológicas. Isso inclui a característica de sermos sociáveis. Somos animais sociais. Isso já diz muito sobre nós. Se formos para um outro lado, existe o aspecto da sociabilidade, das relações sociais que são construídas. Como um cidadão vivendo em uma sociedade, eu trago comigo as relações sociais que foram se acumulando ao longo da minha vida. Além disso, há também um fator individual. A partir de um determinado momento na minha vida, eu passo a fazer as minhas escolhas. Você é quem você é também pelas escolhas que você faz”, destacou.

Monteiro incentivou os estudantes a pensarem sobre as escolhas que já tomaram na vida e sobre as atitudes que tiveram diante das situações vividas. Ele também deu algumas dicas para que os estudantes exercitassem o autoconhecimento. “A gente pode tentar se conhecer através das nossas qualidades e defeitos, através das nossas potencialidades e deficiências que são físicas, entendendo quais foram as relações sociais que nós tivemos no decorrer da nossa vida. Quais foram as principais escolhas que eu fiz no decorrer da minha vida que foram ditando quem eu sou hoje? Também podemos pensar sobre o futuro, buscando responder perguntas como: Quem é a pessoa que eu quero ser? Quais são as coisas que eu almejo? Quais são os meus sonhos? O que eu quero da minha vida? Por que eu quero isso? Se a gente conseguir responder essas coisas, vamos nos aproximando cada vez mais de nós mesmos e da resposta para a principal pergunta, que é ‘Quem sou eu?’”, afirmou o psicólogo. “Você vai se conhecendo à medida em que você olha para si, tenta entender como se constituiu e o que você quer para si”, acrescentou.

Interação

Ao final da palestra, o psicólogo Janailson Monteiro e a coordenadora psicopedagógica do MedioTec/Pronatec, Ana Ignez Belém, interagiram com os alunos e responderam às perguntas que foram colocadas no chat do evento online, refletindo sobre questões como comportamento no mundo do trabalho, ansiedade e foco em projetos de longo prazo, dentre outras.

“Meu projeto de vida profissional”

O seminário “Autoconhecimento e valores humanos”, realizado na última sexta-feira (11), foi o primeiro de uma série de seis eventos programados para incentivar os estudantes dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais a buscarem o desenvolvimento de competências socioemocionais. A palestra está disponível na íntegra no canal do Pronatec no YouTube. O próximo seminário está programado para o dia 2 de julho de 2021 e terá como tema os “Aspectos socioemocionais no processo de seleção e de manutenção do trabalho”.