Estudantes do Qualifica Mais conhecem sistema de aprendizagem e projeto de desenvolvimento para o trabalho

25 de maio de 2021 - 21:19

“Estudar, se formar, se capacitar não é uma tarefa fácil. Crie motivação diariamente. Aproveite todas as oportunidades que esse curso lhe oferece para que você possa, com esse certificado e com o apoio da nossa universidade, se dirigir ao mercado de trabalho e à inclusão profissional que, para nós, também é inclusão social”. A mensagem de motivação foi repassada pelo coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, para os 296 estudantes selecionados para os cursos do programa piloto Qualifica Mais-Emprega Mais durante live realizada nesta terça-feira (25), no canal do Pronatec/Funece no YouTube. O programa, cujas aulas tiveram início ontem (24), oferece os cursos de Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis.

Na ocasião, o reitor destacou que a Uece foi uma das sete instituições de ensino do País selecionadas para ministrar os cursos do Qualifica Mais-Emprega Mais, inciativa dos ministérios da Economia e da Educação, em função da sua experiência no Pronatec, no ensino a distância e na área de Tecnologia da Informação (TI). “A Uece também tem uma aproximação com setores produtivos da área de TI do Brasil e do Mundo, com grandes empresas com as quais a Universidade possui convênios. Outro ponto que merece ser destacado é a qualidade da equipe do Pronatec, programa que, desde 2016, vem sendo desenvolvido com êxito pela Uece. Assim, o que estamos iniciando hoje pode se tornar uma referência de formação em TI de cursos de curta, média e longa duração de capacitação técnica da juventude cearense”, afirmou.

Durante a live desta terça-feira, os estudantes puderam saber mais sobre a dinâmica das aulas e conhecer o projeto “Meu desenvolvimento para o mundo do trabalho”. O professor doutor Emmanuel Marinho explicou aos estudantes que as aulas dos cursos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h. Às sextas-feiras, serão realizados seminários temáticos. “As aulas e os seminários ocorrerão ao vivo pelo Google Meet. Os estudantes também utilizarão o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, onde poderão ter acesso ao conteúdo das aulas e aos materiais complementares ao estudo, além de interagirem com os professores e com os colegas. Para ter acesso às aulas e ao ambiente virtual de aprendizagem, é necessário utilizar o e-mail institucional da Uece”, disse o professor, que explicou o passo a passo para acessar o e-mail institucional e para utilizar todos os recursos do ambiente virtual.

Desenvolvimento profissional

Após as explicações sobre os sistemas que serão utilizadas para as aulas dos cursos, a professora doutora Ana Ignez Belém apresentou aos estudantes o projeto “Meu desenvolvimento para o mundo do trabalho”, cujo objetivo é aprimorar nos estudantes as habilidades socioemocionais necessárias para a vida profissional. Ao provocar uma reflexão a partir da pergunta “Por que as questões emocionais e de relacionamento interpessoais são importantes no mundo do trabalho atualmente?”, a professora Ana Ignez lembrou que, atualmente, o trabalho tem exigido mais habilidade ao lidar com outro, lidar com desafios, analisar situações e desenvolver soluções. “Todas essas habilidades se relacionam a diferentes habilidades mentais e psicológicas, nos exigindo mais conhecimento sobre nós mesmos não só no mundo do trabalho, mas como pessoas, com as nossas características que interferem no trabalho”, explicou.

Ela destacou que há uma tendência nas organizações de reconhecer que o êxito profissional não depende apenas dos conhecimentos técnicos, mas também de habilidades e competências socioemocionais. “Buscar se qualificar nesse momento de pandemia mostra cuidado consigo mesmo, investimento em si. É um passo muito importante em um momento desafiador como esse. Agarrar essas oportunidades que aparecem nos dão pistas de que vocês que estão aqui têm recursos importantes para falarmos sobre o que o mundo do trabalho nos pede”, acrescentou.

Por fim, a professora apresentou aos alunos alguns temas que serão abordados durante os seminários programados para as sextas-feiras, como “Autoconhecimeno e valores humanos”, Aspectos socioemocionais no processo de seleção e manutenção do trabalho”, “organização e planejamento como atividades motivadoras” e “Empregabilidade e desenvolvimento pessoal”.

A live completa do segundo dia de aula dos cursos Qualifica Mais-Emprega Mais está disponível no canal do Pronatec/Funece no YouTube e pode ser vista clicando aqui.