Aula inaugural dá boas-vindas a 296 alunos do programa Qualifica Mais-Emprega Mais
25 de maio de 2021 - 18:01
Os alunos selecionados para os três cursos do Programa Qualifica Mais-Emprega Mais, ofertado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio do Pronatec, participaram na noite desta segunda-feira (25/05) da aula inaugural que deu início aos estudos. No evento, transmitido ao vivo no YouTube do Pronatec/Funece, os estudantes foram recepcionados pelo coordenador adjunto do Pronatec/Funece, professor Nelson Arruda, pelo coordenador do Projeto Qualifica Mais-Emprega Mais/Funece, professor Rafael Lopes Gomes, e pela assessora pedagógica do Pronatec/Funece, Eleonora Lucas, que fez o cerimonial do evento.
O professor Rafael Lopes parabenizou os 296 alunos selecionados para os três cursos – Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis – e destacou a escolha da UECE para participar do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, projeto piloto iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia. “Temos um histórico de treinamento e capacitação em várias áreas, seja Pronatec ou em formação geral. Esperamos que vocês estejam empenhados, interessados e motivados em estar com a gente. Modelamos três cursos muito legais para vocês e temos professores muito capacitados. Queremos que vocês continuem conosco por esse período e esperamos ao final atingir nosso objetivo, que é inserir vocês no mercado de trabalho e deixá-los mais capacitados, melhores do que agora”, incentivou o coordenador.
O professor Nelson Arruda se solidarizou com a dor de familiares e amigos das mais de 450 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, em especial de servidores da UECE. O coordenador adjunto do Pronatec enfatizou a satisfação da Universidade em fazer parte do Qualifica Mais-Emprega Mais, graças à sua experiência com educação a distância, através da Universidade Aberta do Brasil e dos cursos MedioTec/Pronatec, que em 2020 passaram a ser ofertados de forma remota em razão da pandemia.
“Nossos alunos podem se considerar privilegiados, pois participaram de uma seleção com mais de 2 mil candidatos. Temos consciência de que esses cursos que a UECE inicia hoje são de muita qualidade e também dependem muito de seus alunos. A UECE selecionou grande equipe de coordenadores, como o professor Rafael Lopes, e o professor Emmanuel Marinho; contamos com coordenação pedagógica, através da professora Germana Paixão, e com coordenação pedagógica, com a professora Ana Ignez Belém. Selecionamos professores, de muita qualidade, para enfrentar o desafio da UECE de estar entre as sete instituições do Brasil a ofertar esse projeto piloto. Como resultado, queremos oferecer ao mercado de trabalho bons profissionais, que tenham conhecimentos, competências e habilidades quando, ao concluírem o curso, entrarem no mundo da empregabilidade”, ressaltou professor Nelson.
Segundo ele, até 2024, o setor de tecnologia, informação e comunicação no Brasil precisa de 420 mil profissionais. Contudo, o País vem atendendo essa qualificação apenas com 46 mil profissionais ao ano. “Temos uma necessidade grande de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Essa oportunidade que os 296 alunos selecionados estão tendo é única, para saírem qualificados, com um curso de qualidade, e para adentrarem no mercado de trabalho, tanto no Ceará como em todo o Brasil. Temos certeza que vamos oferecer cursos de alta qualidade, que vão preparar esses profissionais”, destacou Nelson Arruda, ressaltando ainda que em setembro, com a conclusão dos cursos, os estudantes receberão certificado com nome da Universidade Estadual do Ceará.
Palestra
Durante o evento, o professor doutor Jerffeson Teixeira de Souza, do curso de Ciências da Computação e assessor técnico da Assessoria de Inovação Tecnológica e Social da Uece, ministrará a palestra “Transformando ideias em negócios inovadores por meio da tecnologia”. O professor congratulou os novos alunos e compartilhou com eles conceitos sobre tecnologia, inovação, ideias e negócios inovadores, destacando possibilidades de como a tecnologia pode ajudar a transformar ideias em negócios inovadores.
“A tecnologia é uma ferramenta importantíssima nesse processo, especialmente no mundo em que vivemos hoje. Negócios surgem todos os dias a partir da nossa capacidade de utilizar a tecnologia na resolução dos problemas do mundo real”, enfatizou. Para o professor Jerffeson, o conhecimento ofertado em cursos tecnológicos levam ao caminho natural da empregabilidade, mas hoje há no Brasil um “apagão” de profissionais na área de tecnologia da informação. “O Brasil já não possui profissionais suficientes para dar conta das demandas atuais e esse problema vai aumentar. A empregabilidade é o caminho natural para aqueles que detém esse conhecimento. Quando vocês terminarem o curso, todos terão a capacidade e conhecimento suficiente para buscar excelentes oportunidades de emprego, em especial para os que têm conhecimento em programação”.
O professor Jerffeson enfatizou ainda a possibilidade de os profissionais da área se tornarem empreendedores, abrindo o próprio negócio. Na área de tecnologia da informação, o docente citou os mercados tradicionais, com abertura de empresas para a venda de produtos. “Além do empreendedorismo tradicional, há o inovador, relacionado à geração de negócios pensando fora da caixa. São negócios que resolvem novos problemas, de forma diferente das que já existem no mercado. Muita gente têm seguido por essa linha. Grandes empresas que a partir de soluções altamente inovadores conseguem crescer em escala absurda”, exemplifica.
A íntegra da aula inaugural está disponível no YouTube do Pronatec/Funece. Os alunos do Qualifica Mais-Emprega Mais têm um novo encontro marcado nesta terça-feira (25/05), às 19h, em live transmitida também pelo YouTube. Na ocasião, o professor doutor Emmanuel Silva Marinho dará as orientações gerais sobre as aulas na modalidade ensino a distância, incluindo os programas que serão utilizados pelos estudantes, e a professora doutora Ana Ignez Belém apresentará o programa “Meu desenvolvimento para o mundo do trabalho”.
Saiba mais
O programa piloto Qualifica Mais-Emprega Mais é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia, que convidaram sete instituições de ensino em todo o Brasil para ministrarem os cursos. Por sua vasta experiência com educação a distância e por sua expertise na área de tecnologias, a UECE foi uma das escolhidas. Para alunos de Fortaleza e da região metropolitana, serão ofertadas 296 vagas em três cursos: Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis.