Novos professores do Qualifica Mais-Emprega Mais participam de primeira formação

4 de maio de 2021 - 21:47

Os professores selecionados (classificados e classificáveis) na Chamada Pública 16/2021, destinada aos cursos do Qualifica Mais-Emprega Mais, participaram, ao longo da última sexta-feira (30/04), do curso de formação para prepará-los antes do início das aulas, previsto para o dia 24 de maio. O projeto vai oferecer 296 vagas nos cursos de Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis.

Os docentes foram recebidos pelo coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Hidelbrando Soares. Ele ressaltou ainda que o programa Qualifica Mais-Emprega Mais será uma das ações do Pronatec/Funece, que tem como grande marca a inclusão social. “Essa também tem sido a marca da Universidade Estadual do Ceará. Pelo Pronatec, chegamos aos rincões do Ceará, em várias cidades do interior do Estado, desde 2015, com a oferta de formação técnica, seja inicial ou profissionalizada. Uma formação de muita qualidade, pública, gratuita, e, ao mesmo tempo, com a preocupação com inclusão e acolhimento de uma população mais vulnerável, sedenta de aprendizagem e formação, para que possam abrir janelas e portas de oportunidades”.

Como grande diferencial do Pronatec, o coordenador geral aponta o quadro de professores que ingressam no programa desde sua implementação. “Isso tem feito grande diferença no processo de formação dos nossos estudantes. Com essa nova equipe do Qualifica Mais não será diferente. Aprovamos nesta seleção 38 professores e temos uma nova aposta, bem consolidada, de que vamos ter muito êxito com esse novo programa”, projetou.

Hidelbrando Soares também saudou o coordenador dos cursos oferecidos no Qualifica Mais, professor Rafael Lopes, e o assessor de coordenação, professor Emmanuel Marinho. “Temos um grande desafio pela frente, e sei da competência, qualidade e compromisso dos dois colegas, tanto com a universidade, como com inclusão social. E vocês, novos professores, agora são professores da UECE. Embora estejam dentro do programa com certa temporalidade, passam a carregar com vocês a marca da universidade”, pontuou o professor.

O coordenador-geral adjunto do Pronatec, professor Nelson Arruda, ressaltou a responsabilidade da UECE pela experiência em tecnologia e educação a distância, que fazem com que a universidade disponha de todas as condições para ofertar cursos de qualidade nessas áreas. “Sabemos da carência do País de profissionais nas áreas de tecnologia. Pelas inscrições nesse programa, podemos perceber a grande procura por essas áreas. A UECE fica muito satisfeita em participar dessa iniciativa e esperamos que novos projetos venham. A partir do momento que temos bons resultados, com certeza novos projetos irão surgir. A UECE vai sempre ser lembrada e por isso temos o desafio de preparar bem esses novos alunos, para que a gente possa também inserir esses profissionais nas empresas”, enfatizou.

A coordenadora de Ensino o Pronatec/Funece, professora Germana Paixão, destacou que o Qualifica Mais-Emprega Mais é um projeto piloto, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia, que convidaram sete instituições de ensino em todo o Brasil, incluindo a UECE, para ministrarem os cursos. “A UECE foi convocada graças à expertise em educação a distância e cursos na área de Tecnologia da Informação. Estamos oferecendo 296 vagas nos três cursos e recebemos duas mil inscrições de estudantes interessados. A seleção dos alunos está sendo feita pelo Ministério da Economia”, informou Germana Paixão. Segundo ela, o programa vai contar com nove turmas, com no máximo 35 alunos – com exceção do curso de Programador de Dispositivos Móveis, que terá 24 vagas. As aulas dos  cursos serão ministradas 100% a distância, lembrou a coordenadora de Ensino.

Na primeira parte da formação de professores, durante a manhã, a coordenadora Psicopedagógica do Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém, e o psicólogo do programa, Artur Bruno, debateram com os professores a importância da saúde mental para o mundo do trabalho. Na oportunidade, os docentes puderam compartilhar suas vivências e técnicas usadas para cuidar da saúde mental. Artur Bruno destacou que a carga mental que incide sobre os professores é grande e que eles precisam estar bem para dar conta das atividades, sobretudo em tempos de aulas remotas. “Estaremos atentos a oferecer aos professores essa ajuda em saúde mental”, ressaltou Artur Bruno.

A professora Ana Ignez Belém apresentou o trabalho da equipe de Apoio Psicopedagógico em acompanhar os processos de ensino e aprendizagem, dando apoio emocional a docentes e alunos, em especial durante a pandemia. Segundo ela, apesar de os três cursos que estão sendo oferecidos pelo Qualifica Mais serem voltados para áreas técnicas, as competências socioemocionais precisam ser incluídas e trabalhadas entre os alunos. ‘Há pesquisas mostrando que as desistências, dificuldades de aprendizagem e de inserção e manutenção no mercado de trabalho se dão pela falta dessas competências e habilidades emocionais. Não podemos esquecer que estamos em tempo de pandemia e, nesse cenário, afetamos e somos afetados por ela”, refletiu. Durante o encontro, os participantes também participaram de momento de acolhida com voz e violão, proporcionado pelo estudante de Psicologia da UECE, Dennis Bergkamp, que apresentou a canção Felicidade, de Marcelo Jeneci.

Seminários

A professora Ana Inez Belém informou ainda que, atendendo à coordenação geral do programa Qualifica Mais-Emprega Mais, serão oferecidos aos estudantes quatro seminários temáticos com temas relacionados ao mercado de trabalho. “Há uma preocupação com a empregabilidade, e não apenas com o domínio dos conteúdos. A preocupação é que eles cheguem ao mercado de trabalho e lá permaneçam. As empresas não selecionam apenas pelo domínio do conteúdo, mas também de acordo com várias habilidades”, destaca Ana Ignez.

Os seminários terão coordenação da equipe do Apoio Psicopedagógico do Pronatec/Funece. Com transmissão pelo YouTube do Pronatec, cada um terá duração de uma hora, tendo a possibilidade de participação de convidados externos com tempo de exposição para perguntas. De acordo com Ana Ignez Belém, os seminários serão abordados os temas: autoconhecimento e valores humanos; aspectos socioemocionais no processo de seleção e manutenção do trabalho; organização e planejamento como atividade motivadora; e empregabilidade e desenvolvimento pessoal. Segundo Ana Ignez, a ideia é que os professores façam relacionem os conteúdos com os temas abordados nos seminários e incentivem os alunos a participarem destes momentos. Também foi debatido com os professores as possibilidades de uma vez por semana separarem 15 minutos para debater o tema e motivar os alunos.

Metodologia do programa

Durante a tarde, o coordenador dos cursos, professor Rafael Lopes apresentou os cursos do Qualifica Mais destacando a metodologia que será aplicada, que foca em alinhar conteúdos técnicos com a prática, formar os estudantes em tecnologias com demandas do mercado de trabalho e elaborar de projetos ao fim de cada módulo.

Para o desenvolvimento das aulas na modalidade Educação a Distância, serão utilizados a plataforma Moodle e o Google Meet. As aulas serão registradas, assim como o controle de frequência, no Sistema SigPronatec Funece. Representantes da equipe de suporte da plataforma Moodle apresentaram as funcionalidades disponíveis e o passo a passo para utilizar cada uma delas. Os detalhes do SigPronatec foram apresentados pela assessora de Ensino Ana Lea Bastos.

Saiba Mais

A Uece realizará três cursos o âmbito do Qualifica Mais-Emprega Mais, totalizando 296 vagas: Programador de Sistemas (136 vagas), Programador Web (136 vagas) e Programador de Dispositivos Móveis (24 vagas).

Todos os cursos são gratuitos e serão ministrados no sistema de Educação a Distância. As vagas são destinadas os jovens com até 29 anos, Ensino Médio completo, que residam em Fortaleza ou na região metropolitana e tenham interesse na área de tecnologia.

O programa piloto Qualifica Mais-Emprega Mais é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia, que convidaram sete instituições de ensino em todo o Brasil, incluindo a Uece, para ministrarem os cursos. Em todo o Brasil, o programa Qualifica Mais-Emprega Mais ofertará 6.069 vagas gratuitas em 11 regiões metropolitanas: Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.