Turmas do MedioTec em Acaraú recebem psicóloga em bate-papo sobre carreira e motivação

30 de março de 2021 - 23:20

Como fazer um sonho se realizar? Seja para conquistar uma viagem internacional, o primeiro carro ou sucesso na carreira, para atingir metas é necessário planejamento e ter certeza dos objetivos. O ensinamento foi compartilhado pela psicóloga Josilane Miranda, em bate-papo sobre carreira e motivação com as turmas dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Gerência de Saúde de Acaraú, em encontro virtual na noite desta segunda-feira (29/03). A psicóloga ministrou a palestra a convite da Coordenação Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, como parte da disciplina Projeto de Vida. Durante a conversa, ela falou um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Natural de Redenção (CE), Josilane Miranda é especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP).

A psicóloga orientou os jovens sobre quatro passos importantes a serem seguidos para a realização dos sonhos, baseados em suas experiências clínicas, pesquisas e vivências na carreira. Segundo ela, os passos diferenciam as pessoas que atingem os objetivos das que não conseguem alcançá-los. “Sonhos parecem inalcançáveis, costumo trocar pela palavra objetivo. Todos temos sonhos, como ter um bom carro, ser dono de uma empresa, viajar para fora do país, conhecer novas culturas, casar. O primeiro passo para realizar algo é saber o que se quer. Quando começamos a estruturar um objetivo, começamos a dar forma àquele sonho. Quando as coisas estão ainda no campo das ideias, o sonho é algo ainda abstrato, imaginário. Colocar o objetivo no papel é uma forma de tirá-lo do campo das ideias. E saber onde se quer chegar vai determinar sua motivação, sua garra”, incentivou a psicóloga.

Josilane orientou ainda os estudantes a evitarem comparações com outras pessoas e a ficarem perto de “pessoas foguetes”, aquelas que apoiam nossas ideias e projetos, estimulando nosso crescimento. “A sua história de vida, o modo como viveu e enxerga o mundo é totalmente diferente do modo de outra pessoa. Comparar os sonhos é perigoso, porque nunca vamos viver a vida do outro. Muitas vezes, o que vemos nas redes sociais, é apenas um recorte da realidade. O que está por trás não é perfeito. É melhor fazer uma comparação consigo mesmo, do momento atual com dias, meses ou anos atrás. Você sempre vai encontrar uma evolução na sua história de vida”, destacou. Além disso, a psicóloga indicou evitar o convívio com “pessoas âncora”, que puxam o ânimo para baixo e não incentivam.

A busca pela motivação é outro passo importante para a realização de sonhos. A psicóloga Josilane Miranda aponta que nem sempre é fácil se manter motivado, sobretudo em um momento tão difícil como a pandemia da covid-19, que gerou tantas perdas. “Como continuar tendo motivação em meio a um cenário de caos, em que não conhecemos o amanhã? É aí que voltamos ao primeiro passo, aos porquês dos nossos objetivos”, analisou a profissional. Ela ensina a técnica de colocar os objetivos à vista, por meio de imagens, por exemplo, e mantê-las sempre por perto, em local de fácil visualização. “Nem todo dia a gente vai estar motivado a conquistar nosso sonho. Quando isso acontecer, se dê uma pausa, mas nunca pare. O movimento transforma, quando não paramos, estamos indo para algum lugar. E está tudo bem errar, dar um passo para trás. Procure sempre saber o seu porquê e levar seu sonho junto com você”, aconselhou.

De acordo com a psicóloga, o quarto vilão que atrapalha no alcance dos sonhos é a ansiedade. Ela destaca que muitas vezes bate o medo e a insegurança e nem sempre há paciência suficiente para esperar a resolução das coisas. “Em um mundo em que todos falam que é preciso seguir um padrão, quando se foge dele, gera ansiedade”, analisou, acrescentando que é comum a ânsia por resultados rápidos, mas que é importante perseverar. “Não é fazer para dar certo. É fazer até dar certo. É preciso ter paciência nesse processo. Hoje estamos acostumados a querer as coisas imediatamente, a pagar e receber. Quando se trata da própria vida não é assim. É preciso subir degrau por degrau. E essa caminhada vai dar significado quando chegarmos lá em cima”, ensinou Josilane.

Ao final da reflexão, a psicóloga tirou dúvidas e respondeu a curiosidades dos estudantes sobre sua profissão. Além dos estudantes do município de Acaraú, o encontro virtual contou com participação do coordenador do curso técnico em Segurança do Trabalho, professor Carlos Correia; do coordenador local de Acaraú, Fred Nascimento; da professora Vanderleide Martins, do curso de Segurança do Trabalho; e do professor João Luiz Graff, do curso de Gerência de Saúde; e da bolsista da Coordenação Psicopedagógica do Pronatec/Funece, Paloma Rocha.