Professores do MedioTec compartilham experiências para tornar aulas mais atrativas

12 de março de 2021 - 23:49

“A esperança tece a linha do horizonte. Traz tanta paz. Em reluzente e doce olhar que nos conforta. Quando o mar não é tão manso. Quando o que resta é só o frio sem luar”. Os versos da música “Canção da Esperança”, de Flávia Venceslau, convidam a buscar a esperança e resistência, sentimentos tão essenciais para lidar com a realidade imposta pela pandemia da Covid-19. A canção fez um convite à reflexão para os participantes da IV Formação de Professores MedioTec, encontro virtual que reuniu professores e coordenadores da pactuação 2020 do Pronatec/Funece. Realizada na tarde da última quinta-feira (11/03), a vivência debateu estratégias para promover aulas mais atrativas para os estudantes do MedioTec.

“É um momento para trabalharmos canções com nossos alunos. A arte tem uma função psicológica muito importante, pois mobiliza emoções, nos motiva, ajuda a refletir sobre a realidade. Deixamos para vocês essa mensagem de esperança. Apesar de estarmos no momento mais difícil da pandemia, nossa capacidade de resistência e de seguir fazendo o que gostamos fazem com que a gente suporte esses momentos”, destacou a coordenadora Psicopedagógica do MedioTec, Ana Ignez Belém.

Entre os convidados para a formação de professores, estava o psicólogo, pedagogo e graduado em Letras Edjofre Coelho, doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), que destacou a importância de entender o papel e motivação da docência. Para ele, mesmo dispondo de elementos técnicos e acadêmicos, a função do professor deve contar ainda com vínculos de afeto, apoio e emoções. 

“Ainda há tempo de fazer muitas coisas, de olhar para o outro com olhar mais cuidadoso e afetuoso, e principalmente, de olhar para si e perceber suas conquistas, seus trabalhos, a importância do que faz na vida do outro. Nós, professores, sabemos o quanto é isso importante para a vida do aluno. Muitas vezes sem percebermos, não notamos o quanto uma palavra dita ou ação que a gente executa tem essência na vida do aluno. Nós somos referência de pessoas, de vida e de projeto de futuro para eles”, pontuou, citando versos da composição “Ainda Há Tempo”, de Criolo.

Edjofre Coelho salientou ainda que a sala de aula é marcada pela presença de heterogeneidade, com alunos em diferentes condições. Dessa forma, não é possível pensar as aulas apenas de forma geral. Ele sugere que é necessário promover um encontro das necessidades de professores e alunos, de forma que a elaboração e execução de aulas a partir das necessidades do outro requer amadurecimento emocional por parte do professor.

“É preciso entender que quando falo em habilidades e competências, elas são especificas. Não conseguirei uma totalidade e não posso ser egoísta a ponto de querer que o processo de ensino seja único e que atenda a todos. Há uma heterogeneidade, com alunos em condições sociais, religiosas, sexuais, política – entre outras – diferentes, e tenho que entender que o plano de ensino será na verdade um norte, um ponto de partida”, detalha.

Em situações adversas, com aulas ocorrendo virtualmente e longe do ambiente escolar, o pedagogo destaca as situações de estresse que podem surgir nesse ambiente remoto, como falta de espaço adequado para os estudos, de equipamento necessário, muitas pessoas dividindo o mesmo cômodo. “São elementos estressantes que devem ser levados em conta”, ressalta. Nesse processo, Edjofre Coelho ressalta o acolhimento como elemento indispensável, sobretudo com a tarefa de se colocar no lugar do outro.

Em outro momento do encontro, o psicólogo do MedioTec/Pronatec Artur Bruno aplicou com os professores a dinâmica Bingo das Competências, em que os participantes precisavam eleger sete entre 15 competências que considerassem fundamentais para o exercício da docência. Após o sorteio, a atividade rendeu reflexões e debate.

Artur Bruno também enfatizou a heterogeneidade presente em sala de aula como um desafio para os professores. “Quando se fala sobre essas competências e habilidades, pensamos sobre como o trabalho docente é complexo, pois é preciso pensar em muitas estratégias para que possa ser desenvolvido. Levando sempre em consideração a heterogeneidade das salas, pois nenhum aluno é igual ou aprende igual. O próprio conteúdo, às vezes chama uma diversificação para o modo como é compartilhado. Para que isso tudo seja atendido, pensamos nessa diversidade de competências, para que os processos de ensino e aprendizagem sejam mais efetivos e eficazes”, alertou Artur Bruno. 

 

Engajamento

A professora Ana Ignez Belém compartilhou com professores e coordenadores ideias de metodologias que promovam o engajamento dos alunos às aulas online. Ela reforçou a importância de promover o afeto, para que os alunos se sintam vinculados à aula e implicados no processo de aprendizado, buscando participação dos estudantes no processo de elaboração das aulas. Segundo ela, compartilhar informações e tirar dúvidas sobre a prática da profissão envolvida pelos cursos técnicos também é essencial. Recursos como vídeos, áudios, músicas, notícias de jornal, memes, quiz e jogos online também foram indicados para motivar os estudantes.

Outra forma de estimular as turmas é promovendo simulações virtuais de situações práticas de trabalho e realizando debates entre as turmas com profissionais da área estudada. “Eles se interessam mais e têm vontade de ir para a aula. Passam a gostar mais dos professores e se sentem desafiados, pois a aula não é monótona”, comenta Ana Ignez. Durante o debate, docentes do MedioTec compartilharam atividades motivadoras realizadas nas turmas.

Ao fim do encontro, a coordenadora de Ensino do Pronatec/MedioTec, Germana Paixão, agradeceu a participação dos professores, que sempre têm grande adesão aos encontros de formação. “Esses momentos de capacitação e reciclagem são muito importantes, pois sempre captamos novos detalhes, compramos novas ideias para usar em sala de aula. São importantes também para a gente não se sentir tão só, olharmos uns para os outros, e termos a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos conseguindo fazer todo o MedioTec de forma remota, e iniciamos antes mesmo que os cursos presenciais da Uece. Isso se deve muito aos professores, porque vocês encararam essa tarefa com a gente. Aprendemos juntos, saímos da zona de conforto, e vimos a entrega de vocês. Isso é muito gratificante para nós”, ressaltou Germana, informando que estão previstas novas capacitações para professores e coordenadores e encontro virtual com os estudantes beneficiados pelo programa.