Turma de Agronegócio de Guaiúba realiza experiência prática com sementes

2 de março de 2021 - 17:44

Estudantes do curso técnico em Agronegócio (MedioTec/Pronatec) do município de Guaiúba colocaram a mão na massa para trabalhar sementes de feijão, milho e arroz. A vivência ocorreu na disciplina de Produção de Culturas Anuais, sob orientação da professora Fabiana Rodrigues.

Visando realizar atividade prática, mas de forma que garantisse a segurança sanitária dos estudantes, foi realizada a prática chamada de Teste de Germinação e Vigor de Sementes, realizada pelos alunos em suas casas.

Resultado da aluna Maria Geiziely

 

De acordo com a professora Fabiana, cada aluno recebeu 20 sementes de cada espécie. Em seguida dividia em duas partes, de forma que 10 sementes foram semeadas a uma profundidade pré-determinada em aula e a outra profundidade ficou a critério de cada estudante. As sementes foram semeadas em um recipiente ou em local com solo favorável à germinação das sementes, sem esquecer da irrigação.

Atividade da estudante Isadora Silva

 

Experimento do aluno Nicolas Oliveira

 

“Diariamente os alunos avaliaram as sementes quanto ao tempo de germinação. No final dos 10 dias avaliou-se a taxa de germinação e o vigor da plântula (embrião vegetal). Durante a condução desse teste, diariamente foram feitos registros fotográficos. No encerramento da disciplina, os estudantes apresentaram a tabela, as fotografias e os resultados do teste para turma”, explica Fabiana Rodrigues.

Teste da jovem Melissa Ferreira

 

Teste da aluna Eduarda Batista

 

A aluna Eduarda Batista, 17 anos, conta que teve bons resultados no experimento, sobretudo com as sementes de milho e feijão. A jovem diz que a atividade trouxe muitos conhecimentos, pois por meio dela foi possível perceber vários aspectos sobre plantação, solo e como proceder nas experiências com plantio. “Também pude adquirir conhecimentos e passar para os meus familiares. Minha família tem agricultores e pude passar para eles como ter uma boa plantação, qual quantidade devemos usar para ter uma plantação saudável. Próxima semana irei passar para um lugar mais espaçoso para que possa ter melhores resultados”, planeja a estudante. Segundo ela, a disciplina estudada trouxe muitos aprendizados e deverá ajudá-la no decorrer do curso técnico em Agronegócio.

 

Trabalho da aluna Grazielle Vitória