Jovens de Missão Velha planejam ações de marketing para empresas no curso de Comércio

23 de fevereiro de 2021 - 23:49

Jovens do MedioTec/Pronatec de Missão Velha tiveram a oportunidade de aflorar a criatividade e pensar em negócios estratégicos para a cidade onde vivem durante atividade do curso técnico de Comércio. Na disciplina de Gestão de Marketing, os estudantes colocaram em prática os conhecimentos repassados pelo professor Daniel Guerra e criaram um plano de marketing para empresas fictícias do município.

Segundo o professor Daniel Guerra, entre os trabalhos que se destacaram na turma, estão os planos apresentados para o evento festivo Joyful Festival e a empresa hipotética de alimentos orgânicos Gonkfit. “O primeiro foi mais voltado para a área social, um evento em que eles destacaram a inclusão social e participação da juventude. E a outra equipe simulou a venda de alimentos orgânicos, produtos que promoviam qualidade de vida”, conta o docente.

Além da apresentação do trabalho, a equipe que simulou a criação da empresa Gonkfit criou um site como estratégia para melhor divulgar seus produtos. O estudante Arickson Sampaio, 16 anos, integrante do grupo, diz que o trabalho rendeu ótimo aprendizado para a equipe, pois levou os estudantes a “pesquisar, estudar, questionar e trocar ideias para a elaboração do plano de marketing”, com possibilidade de colocá-lo em prática no futuro.

“O trabalho contribuiu para o aprimoramento dos nossos conhecimentos sobre a disciplina, abriu novos horizontes, fazendo com que a cada dia fôssemos atrás de adquirir mais informações, conhecimentos e visão de mercado e de mundo, com mais maturidade na área. O professor foi um ótimo mediador e contribuiu muito para que houvesse o desenvolvimento da aprendizagem, e nos estimulou a sermos mais críticos e conscientes para desenvolvermos nosso projeto. Pretendo me dedicar mais para ampliação do mesmo para no futuro criar meu próprio negócio”, projeta Arickson.

Já a estudante Clara Lucena, 16 anos, que participou da elaboração do plano de marketing do evento Joyful Festival, conta que já teve contato com marketing, mas o trabalho proporcionou uma vivência mais aprofundada. “Foi no curso que realmente entendi a verdadeira função do marketing e as estratégias usadas. A disciplina vai me ajudar muito no mercado de trabalho, já que toda empresa ou comércio tem um público alvo, e estudar sobre esse público alvo significa muito nos resultados”, avalia a estudante.

A jovem diz que a equipe teve a ideia de planejar um evento em vez de uma empresa. O nome escolhido, segundo ela, teve o intuito de trazer alegria à festividade. “Para mim foi bem enriquecedor. Foi bem legal a maneira como nós colocamos o projeto no papel e fomos moldando com a ajuda do professor”, diz.