Jovens de Canindé recebem diploma de técnico em Gerência de Saúde

3 de fevereiro de 2021 - 21:17

Um Norte para a vida profissional. É assim que a técnica em Gerência de Saúde Aline Freitas, de 19 anos, define o curso do MedioTec/Pronatec/Funece, oportunidade que lhe abriu as portas para o mercado de trabalho e também para uma vida com mais oportunidades e crescimento socioeconômico. Ela é uma dos cerca de 20 concludentes do curso técnico em Gerência de Saúde que receberam, em janeiro deste ano, o certificado de conclusão do curso no município de Canindé, a cerca de 135 quilômetros de Fortaleza. “O curso foi uma das melhores experiências da minha vida, pois, através dele, pude expandir minha visão de mundo e também da área da saúde. Foi uma oportunidade que proporcionou o meu crescimento de forma ampla. Hoje, consigo ver que o curso me direcionou perfeitamente para o caminho que eu pretendia trilhar. Graças a ele, hoje estou vivenciando um desejo que sempre existiu em mim”, conta Aline que, atualmente, trabalha no Laboratório Santa Cecília, no próprio município.

Assim como Aline, o técnico em Gerência de Saúde Paulo Gustavo, de 20 anos, também exalta o curso do Mediotec/Pronatec/Funece, primeiro passo dado por ele para ingressar no mercado de trabalho. “O curso foi uma grande conquista. Ele me fez ter um olhar diferente sobre a saúde pública e como, de fato, a área deve ser gerenciada. Foi por meio do curso que consegui emprego e, hoje, trabalho como gerente da Unidade Básica de Saúde Cláudia Medeiros, no bairro Santa Luzia, em Canindé, onde eu moro”, conta. “Está sendo uma experiência única. Estou colocando em prática todas as teorias vistas durante o curso”, acrescenta.

Com o diploma de técnico em Gerência de Saúde em mãos, o ex-aluno do MedioTec/Pronatec/Funece, Lucas Barroso, de 18 anos, celebra a conquista e não hesita em afirmar que a oportunidade de concluir o ensino médio com uma profissão foi indispensável para abrir as portas do mercado de trabalho para ele. Hoje, ele atua como orientador do programa Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canindé. “Sou grato pela experiência e pela formação que tive com o curso”, resume.

Aline, Paulo Gustavo e Lucas estão entre as dezenas de jovens de Canindé que agora possuem seus diplomas de técnico em Gerência de Saúde pelo MedioTec/Pronatec/Funece e têm um leque de oportunidades para construírem carreiras de sucesso e encontrarem a realização profissional e pessoal. “A entrega dos certificados marca a finalização de um ciclo na vida desses jovens e o começo de novas e promissoras etapas que, com certeza, só foram possíveis por causa do curso do MedioTec/Pronatec/Funece. É muito gratificante ver a evolução desses jovens e saber que o Programa e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) estão realmente fazendo a diferença da vida de jovens estudantes”, diz a assessora Pedagógica do MedioTec em Canindé,  Hidelvandra dos Santos Soares.