Turma de Agronegócio participa de aula de campo em sítio de Limoeiro do Norte
16 de novembro de 2020 - 19:51
O último sábado (14/11) foi especial para a turma do curso técnico em Agronegócio de Limoeiro do Norte. Por conta da pandemia da Covid-19, em que as aulas do MedioTec/Pronatec/Funece seguem de forma remota, foi a primeira vez que os alunos tiveram aula de campo, em um sítio da região. A visita técnica possibilitou colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas, além de possibilitar aos alunos que conhecessem pessoalmente os colegas de turma e professores.
Segundo a professora Patrícia Barreto, da disciplina de Extensão Rural, os alunos foram recebidos pelo proprietário do sítio, professor Cleber Barreto, que contou aos jovens sobre a história do espaço, que teve início com criação de vacas produtoras de leite e, agora, fabrica queijos. “Mostramos também um meliponário, que é a criação de abelhas sem ferrão. Os alunos viram as caixas com as abelhas da espécie jandaíras. Muitos não conheciam e gostaram muito”, conta a professora.
Durante a aula de campo, os alunos puderam ver de perto uma agrofloresta, assunto da disciplina anterior – Princípios de Agroecologia e Prática de Convivência com o Semiárido. Eles ainda conferiram uma plantação de lúpulo, usado na produção de cerveja artesanal, e a criação de gado da propriedade.
“Os alunos entenderam a importância da extensão rural para fazer chegar as informações que estão sendo desenvolvidas nas universidades para os pequenos produtores. Foi uma manhã muito proveitosa, eles tiraram muitas dúvidas sobre a atuação do técnico em Agronegócio também”, relata Patrícia.
Aestudante Isabel Barboza, 17 anos, destaca que ela e os colegas estavam ansiosos pela aula prática, a fim de ter um contato direto com os temas ensinados no curso e uma maior interação com os colegas da turma. “Batemos um papo, nos conhecemos e falamos sobre os assuntos estudados. Foi muito legal, pois são novos conhecimentos que estamos aprendendo. Na prática, olhando tudo que estamos estudando, é melhor para a aprendizagem. Foi muito incrível quando andamos pelo sítio, conhecendo as abelhas, animais, plantações. Abre mais nossa mente e nossos conhecimentos. Foi uma manhã divertida e de muito aprendizado”, celebra.
Para o estudante João Davi Oliveira, 18 anos, a aula prática possibilitou aos alunos uma maior aproximação do curso e compreensão dos conteúdos relacionados ao Agronegócio. “A visita ajudou a reforçar o ‘elo’ com o curso. Pudemos presenciar na prática algumas coisas que já havíamos visto nas aulas, como a irrigação, plantio, etc”, lembra o aluno.