Jogos on-line facilitam aprendizado em turma de Gerência em Saúde de Mombaça

9 de novembro de 2020 - 19:11

Aprender brincando é uma das formas mais eficazes e prazerosas para gara proporcionar o interesse e fixação dos conteúdos. Aproveitando a proximidade dos alunos com as telas do computador ou celular durante as aulas remotas, o professor Thiago Sampaio, da turma do curso técnico em Gerência de Saúde de Mombaça, vem aplicando jogos on-line entre os alunos para tirar dúvidas e facilitar a aprendizagem da disciplina de Organização e Planejamento em Saúde.

Os estudantes usam jogos elaborados na plataforma Wordwall, em que é possível preparar atividades personalizas, criando diversos tipos de jogos interativos, como quizzes, competições e jogos de palavras. Entre os assuntos explorados nos jogos criados para a turma, estão planejamento estratégico e unidades funcionais de uma empresa. 

“Utilizo os jogos do site Wordwall como estratégia de metodologia ativa para facilitar o aprendizado dos alunos. O feedback dos alunos é fantástico. Todos adoram os jogos e sempre querem conquistar mais pontos”, explica o professor Thiago. De acordo com ele, os três alunos que conseguem maior pontuação no jogo são premiados com uma ajuda na nota da disciplina. 

Os estudantes puderam testar os conhecimentos em jogos de múltipla escolha, com tempo marcado para responder corretamente as perguntas (similar ao Show do Milhão); golpear toupeiras que saem de buracos, escolhendo a resposta correta relacionada aos assuntos; numa perseguição em labirinto, levar um bonequinho ao local da resposta correta antes que ele seja alcançado pelas criaturas inimigas (semelhante ao famoso jogo Pac-Man); e estourar balões com palavras-chave para soltá-los em suas definições correspondentes dispostas nos vagões de um trem.

“São vários jogos bem interessantes e interativos. Sempre aproveito os assuntos que os alunos ficam com mais dúvidas durante as aulas e faço o momento ‘Vamos Jogar!’ com eles. Todos ficam animados para saber quem ganhou o prêmio e no final mostro as respostas corretas e os ganhadores”, conta Thiago Sampaio. Geralmente, o professor faz um jogo por semana entre os estudantes.

O docente informa ainda que já aplicou os jogos do Wordwall na disciplina de Introdução a Administração das turmas de Gerência em Saúde dos municípios de Brejo Santo e Campos Sales.