Centro de Saúde de Mombaça recebe visita técnica de alunos do MedioTec/Pronatec

3 de novembro de 2020 - 22:09

Em tempos de aulas remotas, vivências práticas ganharam ainda mais importância e têm proporcionado ricos momentos de aprendizado aos estudantes do MedioTec/Pronatec/Funece. A turma do curso técnico em Gerência de Saúde de Mombaça teve a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Gestão Participativa e os Modelos de Atenção à Saúde, concluída na semana passada. A turma foi recebida pelo Centro de Saúde de Mombaça, para uma visita técnica.

Segundo o professor Pedro Henrique Martins Pedrosa, os alunos conheceram os serviços ofertados pela atenção primária no município. Os jovens acompanharam bem de perto o funcionamento dos serviços de  acolhimento, farmácia, laboratório de exames clínicos, imunização, serviços ambulatoriais, entre outros. “A visita foi importante para eles conhecerem na prática o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, informa o docente.

A aluna Isabelly Gonçalves, 16 anos, enfatiza que em virtude da nova realidade de aulas remotas imposta pela pandemia da Covid-19, as turmas vêm estudando principalmente a parte teórica dos conteúdos. Por isso, a jovem elogiou a iniciativa de oferecer aos estudantes uma oportunidade de ver de perto a atuação de uma instituição que funciona como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mombaça. “É imprescindível que um profissional de qualquer área, em especial da saúde, tenha um contato físico, de perto, para que possa ver como é a realidade de uma UBS que futuramente pode até ser nossa instituição de trabalho”, ressaltou.

A turma foi recepcionada pela enfermeira da unidade, Elaine Teixeira. Para Isabelly, a vivência possibilitou aos alunos aplicarem na prática os conceitos vistos na disciplina de Gestão Participativa e os Modelos de Atenção à Saúde. “Conseguimos entender como deve ser humanizado o trabalho com a população, como a gestão deve cuidar da organização da instituição, para que os serviços sejam prestados da melhor forma possível ao paciente, que já chega na instituição em uma situação fragilizada. Com essa visita técnica e todas as explicações que recebemos, vimos que é importante estar perto e conhecer a comunidade de onde trabalhamos. Vimos como realmente funciona uma Unidade Básica de Saúde, o que é imprescindível, porque precisamos conhecer o serviço que iremos um dia prestar para a população”.

A visita técnica trouxe para a aluna Jennifer Estrela, 17 anos, a certeza da escolha pela carreira de gestora em saúde. “A experiência de estar em um ambiente aprendendo tudo na prática o que já havíamos estudado a distância me despertou uma sensação de pertencimento ainda maior na área de gestão em saúde. Para mim foi importante, porque tudo relacionado à saúde prende a minha atenção. Essa oportunidade que nos foi dada de conhecer a estrutura e o funcionamento de uma UBS foi algo enriquecedor. Pude ver e aprender de perto conteúdos que só tinha visto nas apostilas e aulas online, e poder ver isto de perto foi maravilhoso. A visita conseguiu me aproximar muito mais do curso e do que busco como futura gestora”, celebra a estudante.