Professor inova nas aulas remotas e leva um pouco da sala de aula presencial até os estudantes

7 de outubro de 2020 - 20:52

Se os estudante não podem ir até a sala de aula, a sala de aula vai até os estudantes. Com criatividade e determinação em ministrar aulas remotas cada vez melhores  estudantes do curso técnico em Comércio do MedioTec/Pronatec/Funece, o professor Daniel Guerra transformou um espaço da sua casa em uma sala de aula tradicional, de onde leciona de forma remota e ajuda os alunos a se sentirem mais dentro da escola. Desde março, quando teve início o isolamento social em função da pandemia de covid-19, o professor vem inovando e investindo em sua “sala de aula”. Como resultado, vem conseguindo obter uma grande participação dos estudantes nas aulas remotas.
“Nós fomos impactados pela pandemia e tivemos que parar as aulas presenciais. Tivemos que nos adaptar à realidade das aulas remotas, usando ferramentas como o Google Meet e o Google Sala de Aula, além de plataformas como o YouTube e de redes sociais como o Whatsapp. Ao longo desses meses, fomos construindo uma metodologia, uma forma diversificada de ministrar aula. No fim do segundo bimestre, com a perspectiva de manutenção das aulas remotas durante todo o ano de 2020, eu decidi comprar um quadro de sala de aula, reservar um espaço na minha casa e ambientá-lo como se fosse uma sala de aula tradicional. Eu tentei levar para os alunos uma percepção diferente para que eles se sentissem o mais dentro possível da sala de aula”, conta Daniel Guerra.
Investimento, criatividade e vontade
Para melhorar a forma de dar aula, o professor realizou alguns investimentos para adquirir itens como um quadro para escrever durante as explicações, uma caixa de som e um suporte para fixar o celular pelo qual realiza as gravações e transmissões. A criatividade, contudo, também tem ajudado na hora de garantir a estrutura necessária para levar a salade aula até os estudantes. Na falta de equipamentos específicos, outros objetos servem de apoio para o celular e ajudam a entregar aos estudantes o conteúdo das aulas e a sensação de proximidade com a escola.
Sem monotonia
E a criatividade não se restringe ao uso dos equipamentos ou à ambientação da sala de aula. Ela também está presente na forma como o conteúdo ensinado aos estudantes. “Eu procuro variar. Em algumas aulas, uso a lousa para fazer explicações. Em outras, utilizo slides. Também uso a TV para reproduzir vídeos. Algo que sempre faço é usar os exemplos do dia a dia dos alunos. Saí do somente slide, somente atividades.Passei a usar algo mais aceitável e satisfatório”, relata.
O resultado do esforço do professor para inovar nas aulas e manter os estudantes motivados tem se traduzido na assiduidade dos alunos. “O retorno tem sido muito positivo. Os meninos têm gostado bastante dessa metodologia, dessa diversificação da sala. Com isso, temos tido uma adesão significativa.Em todas as minhas aulas eu tive, no mínimo, 22 alunos por aula. Raramente eu tive alguma ausência. A turma é muito boa e focada, o que ajudou significativamente”, finaliza.