Estudantes do MedioTec em Quixadá simulam criação de empresas na área de saúde

30 de setembro de 2020 - 20:06

A disciplina de Fundamentos da Administração, do curso técnico em Gerência em Saúde do município de Quixadá, encerrou suas atividades de modo criativo no dia 15 de setembro.

Distribuídos em equipes, os alunos foram desafiados a criar uma empresa na área de saúde e aplicar os conhecimentos aprendidos durante a disciplina em suas organizações.

“A resposta dos alunos foi um show de criatividade e competência, com ideias inspiradoras e aplicações assertivas do conteúdo teórico nas pratica de gestão dos serviços de saúde. É gratificante ver a capacidade dos alunos de transformar teoria em prática criativa e empreendedora”, destaca a professora da disciplina, Aleide Barbosa.

A estudante Anna Luiza Sousa, 17 anos, conta que ela e sua equipe decidiram colocar os conhecimentos em prática na criação de uma unidade de saúde pública que atuasse no município. O grupo simulou a criação da POPDAT – Policlínica Pública Dom Adélio Tomasin. O nome foi escolhido em homenagem ao bispo-emérito de Quixadá.

“A gente pensou numa empresa que podia atender todas as expetativas e que pudesse atender todas as pessoas, através do SUS. A ideia era ser uma policlínica pública”, explica a jovem.

Para a aluna, a atividade proporcionou um conhecimento ainda maior para a turma. “Foi uma prática onde íamos fazer que nossa empresa crescesse e evoluísse de forma objetiva, sendo nós como gerenciadores. Foi muito bom, pois tivemos várias atividades para fazer a nossa empresa acontecer”, avalia.