Alunos do MedioTec de Maranguape iniciam ciclo de palestras virtuais com gerentes de RH
23 de setembro de 2020 - 21:25
Professores e coordenadores dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec/MedioTec/Funece têm se empenhado para oferecer um ensino de qualidade, que vai além do ensino teórico, abrindo espaço para vivências práticas. Mesmo com as aulas remotas impostas pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19, os estudantes continuam tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos compartilhados por profissionais experientes, também de forma virtual.
Em Maranguape, município da Região Metropolitana de Fortaleza, alunos do curso técnico em Comércio iniciaram neste mês um ciclo de palestras virtuais, por meio do Google Meet, com representantes de empresas da região. “Uma vez por mês vamos reunir os gerentes dos setores de RH de empresas de Maranguape, para divulgar o curso técnico e para que os alunos conheçam as empresas e seu funcionamento. Nosso primeiro encontro foi com Carolina Mitoso*, gerente de Gente da empresa Mallory Nordeste”, detalha a coordenadora do Polo UAB de Maranguape, Juliana Campos.
Segundo a coordenadora, a gerente apresentou as rotinas da empresa, seus programas e metas de qualificação de funcionários e apresentou um vídeo sobre o funcionamento interno da Mallory. “Foi um momento em que os alunos também compartilharam dúvidas e fizeram perguntas sobre as perspectivas de se inserirem dentro da empresa”, acrescenta Juliana.
Para o estudante Marlon Moura, 16 anos, a palestra com a gerente de RH foi importante para conhecer como funciona uma grande empresa. “Ela nos explicou como funciona cada setor da empresa Mallory, e através disso acabamos nos identificando com alguns deles e ela nos falou qual eram os requisitos, de acordo com cada setor”, conta o aluno.
A conversa também despertou no jovem a vontade de, no futuro, atuar em uma empresa do próprio município. “A palestra em si me trouxe outra visão sobre uma empresa, pois eu não conheci somente a teoria. Ela nos mostrou através de vídeos a rotina diária um colaborador dentro da empresa. Eu achei muito legal, pois pude conhecer de uma forma mais concreta como funciona uma empresa de grande porte como a Mallory e fiquei muito interessado em ser um colaborador”, projeta o estudante.
A aluna Hávila Pereira, 16 anos, também aprovou a experiência. “Eu pude saber mais como funcionam as empresas e cada cargo. A Mallory eu sempre admirei, e ela ser a primeira empresa a mostrar para nós como funciona, foi incrível. O modo como trata os funcionários, se preocupando, é muito gratificante. E a empresa ainda mostrou opções de atuação para cada matéria que estamos estudando, como Contabilidade, Informática e outras. Gostei muito mesmo”, elogia.
* Carolina Mitoso é graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Neuropsicologia pela Unichristus e pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV. Gestora de Recursos Humanos, com mais de 15 anos de experiência na área.