Turma de Gerência de Saúde de Beberibe aprende sobre equipamentos de proteção individual

22 de setembro de 2020 - 23:58

 

A biossegurança no serviço de saúde foi o tema do seminário apresentado nesta semana pela turma do curso técnico de Gerência de Saúde do MedioTec/Pronatec/Funece do município de Beberibe. A atividade marcou o encerramento da disciplina de “Biossegurança: Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho”, ministrada pela professora Kátia Regina Lima.

Para o seminário, foi criada uma situação fictícia na qual uma enfermeira acaba se ferindo ao preparar uma medicação para aplicar em um paciente. “A atividade abordou e reforçou a conduta do técnico em Gerência de Saúde diante de uma ocorrência como a apresentada na situação fictícia, na qual um profissional da saúde sofreu um acidente, bem como no dia a dia do trabalho para prevenir intercorrências futuras”, explica a professora.

Ao longo do debate do seminário, os estudantes destacaram as medidas de biossegurança que devem ser adotadas, incluindo a lavagem correta das mãos, o uso do álcool em gel e a colocação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) no ambiente laboral para evitar, reduzir ou controlar os riscos aos quais os profissionais e os usuários dos serviços de saúde estão expostos. Também foram discutidos temas como a confecção de protocolos, treinamento dos profissionais e cursos permanentes na área.

“O seminário foi muito enriquecedor. Foi possível perceber o entendimento e o aprimoramento dos estudantes sobre o conteúdo”, destaca a professora Kátia Regina.

Mural

Para ajudar a fixar o conteúdo abordado na disciplina, foi construído, de forma conjunta, um mural denominado “Safety Bio”, no qual foram colocados os principais equipamentos de proteção individual. “Na construção do mural, foi demonstrada a importância de cada equipamento de proteção individual e reforçada a relevância desses itens no ambiente de trabalho de serviços de saúde considerando, por exemplo, o atual momento de pandemia de covid-19”, finaliza.