Setembro amarelo: MedioTec/Pronatec debate preservação da vida em evento online

9 de setembro de 2020 - 18:47

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado em todo o Brasil ao debate e prevenção ao suicídio, o MedioTec/Pronatec/Funece promove na próxima quinta-feira (10/09), às 20h, o evento virtual “A sós ninguém está sozinho: juntos pela preservação da vida!”. O debate será transmitido ao fim das aulas, via Googe Streaming, com participação obrigatória dos alunos do MedioTec. O assunto será apresentado pela professora Alessandra Silva Xavier, fundadora do curso de Psicologia da Uece, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Intervenções e Pesquisas sobre a Saúde da Criança e do Adolescente (Nusca), da Uece, e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago de Compostela.
A coordenadora Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec, professora Ana Ignez Belém, informa que o encontro faz parte das discussões programadas pelo MedioTec/Pronatec/Funece sobre o Setembro Amarelo, a fim de orientar os jovens alunos do programa. Segundo a psicóloga, este ano, com a pandemia da Covid-19,  é imprescindível refletir sobre a questão. “Em tempos de pandemia, esse tema se torna ainda mais relevante, pois se antes já sabemos que muitos jovens do nosso País, crianças inclusive, já sofrem de dificuldades como ansiedade, depressão, pânico, transtornos de atenção e de aprendizagem, com a pandemia, que resultou no ensino remoto e em outras questões, isso se intensificou mais ainda. E o suicídio no Brasil já é uma questão de saúde pública”, ressalta Ana Ignez.
Entre os assuntos que serão debatidos no encontro remoto, a professora Alessandra Xavier destaca a importância em cuidar da saúde mental, de identificar os problemas que afetam o emocional, além de contar com uma equipe multiprofissional que ajude a lidar com essas questões. “Às vezes a pessoa não se cuida, porque ela não consegue sozinha. Se ela conseguir pedir ajuda, e houver uma Rede de Atenção para acolher e cuidar, ela pode vir a conseguir se cuidar a partir dos cuidados recebidos. Desigualdades sociais, violência, invisibilidade, afetam a saúde mental. Saúde pública precisa de sustentação política e orçamentária para educação permanente, contratação de profissionais, de equipes que trabalhem intersetorialmente e interprofissionalmente, com estrutura adequada para ações de matriciamento e acompanhamento do projeto terapêutico singular a partir da compreensão de autonomia e integralidade do sujeito. Os cuidados precisam ser contínuos”, pontua.
Serviço: evento “A sós ninguém está sozinho: juntos pela preservação da vida!”, com a professora Alessandra Silva Xavier.
Data: 10/09/20, às 20h
Local: Google Streaming, no link: https://accounts.google.com/AccountChooser?continue=https://stream.meet.google.com/stream/3b1b1a6a-8943-414a-a579-341b31d47f27?ddr%3Dtrue